Agenda ESG: Eletron Energia S.A. é signatária do Pacto Global da ONU
Ao assumir um compromisso público por meio de ações concretas, a Eletron Energia S.A. orgulha-se de se tornar signatária do Pacto Global da ONU, a maior iniciativa de sustentabilidade corporativa do mundo. A adesão por parte da empresa paranaense, especializada em projetos de eficiência energética, soma-se ao conjunto de boas práticas de governança – a exemplo da agenda ESG – que compõem suas diretrizes de promoção ao crescimento sustentável. Com isso, o foco é avançar rumo a uma forma de gestão cada vez mais criativa e inovadora capaz de alinhar os interesses empresariais ao atual contexto dos negócios.
Ao atender ao chamado para direcionar operações e estratégias aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), o diretor da Eletron Energia S.A., Ricardo Kenji, confia na capacidade de superar os múltiplos e complexos desafios ambientais, sociais e corporativos. A missão da Eletron Energia é: “tornar as empresas mais competitivas e mais sustentáveis por meio de projetos de Eficiência Energética”, afirma. Prova disso, é o fato de que as soluções oferecidas pela companhia são responsáveis por tornar as empresas mais competitivas e sustentáveis. “Ao se tornarem nossos clientes, não só evoluem no uso econômico de energia como passam a contribuir em, no mínimo, cinco ODS”, avalia.
Os principais Objetivos de Desenvolvimento Sustentável relacionados às soluções da Eletron Energia S.A. são: ODS 7 – Energia Limpa e Acessível, ODS 9 – Indústria, Inovação e Infraestrutura, ODS 11 – Cidades e Comunidades Sustentáveis, ODS 12 – Consumo e Produção Responsáveis e ODS 13 – Ação contra a Mudança Global do Clima.
A Eletron Energia S.A. também mantém uma sólida Política Nacional de Resíduos Sólidos voltada ao gerenciamento de todos os processos produtivos para mensurar a quantidade de sobras geradas, processadas e tratadas. Além disso, faz questão de colocar as pessoas em primeiro lugar na tomada de decisões. Portanto, investe continuamente em programas de incentivo nas áreas da saúde, bem-estar e desenvolvimento pessoal. “Não por acaso, recebemos o selo Great Place to Work após a avaliação feita pelos próprios colaboradores”, celebra.
Desde 2019, quando se tornou uma S.A., a Eletron vem passando por auditorias de renome que a levaram a outro patamar no quesito governança corporativa. “Dentro do segmento de médio porte, somos uma das empresas de capital aberto e que atende as exigências de governança da CVM, o que comprova como a geração de valor é capaz de atrair a atenção de investidores”, conclui.
O que é o Pacto Global
Lançado em 2000 pelo então secretário-geral das Nações Unidas, Kofi Annan, o Pacto Global é uma chamada para as empresas de todo o mundo aderirem aos Dez Princípios universais nas áreas de Direitos Humanos, Trabalho, Meio Ambiente e Anticorrupção e desenvolverem ações que contribuam para o enfrentamento dos desafios da sociedade. Atualmente, conta com mais de 21 mil participantes, entre empresas e organizações, distribuídos em 65 redes locais, com abrangência e engajamento em 162 países.