Prefeitura e Receita Federal assinam autorização para Aeroporto de Maringá operar cargas internacionais
O Aeroporto de Maringá está autorizado a receber cargas internacionais. Nesta quarta-feira, 17, ocorreu a cerimônia de assinatura da autorização da base aérea como Aeroporto Internacional de Cargas, o que possibilita o recebimento direto de cargas de todo o mundo. O Aeroporto de Maringá é o terceiro do Paraná com alfandegamento autorizado, se juntando a Curitiba e Foz do Iguaçu.
Em junho, a Receita Federal autorizou o processo, com ato publicado no Diário Oficial da União, para o alfandegamento do Aeroporto e do Terminal de Cargas Aéreas (Teca). Essa era a última etapa do processo, que foi iniciado em 2022, quando a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) concedeu a autorização.
Para cumprir todos os requisitos documentais, técnicos e operacionais para o alfandegamento, o Aeroporto de Maringá recebeu diferentes investimentos para melhorias nos últimos anos, como a ampliação da pista de pousos e decolagens – a segunda maior do Paraná -, a instalação de um moderno sistema que facilita o pouso de aeronaves em situações de baixa visibilidade e intervenções na estrutura e no armazém de cargas, com a aquisição de equipamentos, treinamento para os servidores e definição dos procedimentos para a operação. Além disso, o Aeroporto ganhou uma nova sala de embarque, a usina de energia fotovoltaica está em processo final para entrar em funcionamento e, em breve, as obras de ampliação e modernização do terminal de embarque se iniciam.