Maringá recebe prêmio ‘Prefeitura Inovadora’ durante 1º Fórum de Cidades Digitais e Inteligentes do Noroeste do Paraná
Maringá sediou nesta quarta-feira, 7, o 1º Fórum de Cidades Digitais e Inteligentes do Noroeste do Paraná. Foram nove horas de programação com 18 atividades, além da entrega do prêmio ‘Prefeitura Inovadora’ para Maringá e outros 14 municípios. O evento foi promovido por meio de parceria entre a Prefeitura, a Rede Cidades Digitais e a Associação dos Municípios do Setentrião Paranaense (Amusep).
O 1º Fórum de Cidades Digitais e Inteligentes do Noroeste do Paraná reuniu gestores e servidores públicos, com foco na tecnologia de informação e comunicação no setor público de Maringá e região. O evento contou com compartilhamento de ideias e troca de experiências entre as cidades para o aperfeiçoamento do serviço público. Representantes das prefeituras de Maringá, Faxinal, Apucarana, Mandaguaçu, Marialva, Sarandi e Sertanópolis apresentaram projetos bem-sucedidos desenvolvidos nas cidades.
Além disso, empresários da área de tecnologia e inovação participaram do encontro para apresentar soluções aos representantes, impulsionando o desenvolvimento econômico e a geração de empregos.
Reconhecimento – O Fórum premiou projetos inovadores de 15 prefeituras. Maringá foi reconhecida pela implantação dos projetos ‘Maringá Conectada’ e do ‘ISS Tecnológico’. O ‘Maringá Conectada’ levará internet Wi-Fi gratuita para 500 espaços públicos do município. Na primeira fase, que está em andamento, 120 locais receberão pontos de internet com velocidade entre 500MB e 1GB.
Já o ISS Tecnológico é um programa que garante benefícios a empresas com projetos de inovação, em pesquisa e desenvolvimento tecnológico, e que emitem notas fiscais eletrônicas de serviços. O programa devolve até 40% em benefício fiscal no Imposto Sobre Serviços (ISS) a pagar às empresas aprovadas por meio de edital.
Apucarana, Astorga, Atalaia, Cambira, Faxinal, Ivaiporã, Jardim Alegre, Lobato, Mandaguaçu, Mandaguari, Marialva, Mauá da Serra, Paiçandu e Santa Fé também foram reconhecidas como ‘Prefeituras Inovadoras’ por projetos desenvolvidos nas cidades.