Deputado Bolsonarista Ricardo Arruda(PL) torna-se réu por desvio de dinheiro público
O deputado estad
O deputado estadual Ricardo Arruda (PL) tornou-se réu após o Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR) aceitar, nesta segunda-feira (2), uma denúncia feita em 2020 pelo Ministério Público do Paraná (MP-PR). Arruda é acusado de desvio de dinheiro público, tráfico de influência e associação criminosa. De acordo com as investigações, o deputado teria recebido quase meio milhão de reais para influenciar o andamento de pedidos de terceiros junto ao Governo do Paraná e ao Poder Judiciário.
A denúncia também inclui quatro ex-assessores de Ricardo Arruda, que foram acusados de participar dos crimes cometidos entre 2016 e 2017. O MP-PR alega que os envolvidos utilizaram seus cargos públicos para obter vantagens ilícitas, prejudicando a administração pública e violando os princípios de integridade e transparência.
Foro Privilegiado e Andamento do Caso
O caso é analisado pelo Tribunal de Justiça do Paraná devido ao foro privilegiado de Ricardo Arruda, que, como deputado estadual, tem o direito de ser julgado por um tribunal superior em casos de crimes cometidos durante o exercício do mandato.
Em resposta à decisão do Tribunal de Justiça do Paraná, Jeffrey Chiquini, advogado do deputado Ricardo Arruda, afirmou que respeita a decisão, mas acredita que “durante a instrução, a verdade será demonstrada e a inocência provada”. A defesa alega que todas as acusações serão contestadas e esclarecidas no decorrer do processo judicial.