De boia-fria à empresária bem sucedida: conheça a história de Ana Rita Neves, vencedora do Prêmio Cacinor Mulher Empreendedora
A empresária Ana Rita Neves, de Paiçandu, é a grande vencedora do 3º Prêmio Cacinor Mulher Empreendedora. O resultado foi revelado na Noite de Premiação da Cacinor Mulher na quinta-feira (31 de outubro), na Associação Comercial e Empresarial de Maringá (Acim).
Também se destacaram no Prêmio Cacinor Mulher deste ano a empreendedora Naiani Riceli, de Ivaiporã, que conquistou a segunda colocação, e ainda Fátima Iwata, empresária maringaense que ficou em terceiro lugar na premiação.
Localizada na Região Metropolitana de Maringá, Paiçandu hoje conta com o talento de Ana Rita Neves, empreendedora que está à frente das marcas Central Mobile e Iviart, do ramo dos estofados.
O presidente da Associação Comercial e Empresarial de Paiçandu (Acip), Leandro Todon, parabenizou a empresária pela merecida premiação. “Mais uma conquista incrível, parabéns, Ana Rita”, disse.
Desafios profissionais e pessoais
A história de Ana Rita começa ainda na infância e adolescência, em Paiçandu, quando tinha que trabalhar como boia-fria para ajudar com as economias do lar. Na cidade de Maringá, ela conta que também atuou limpando residências como diarista antes de se casar.
Hemocentro convoca população de Maringá e região a doar sangue
Uma fatalidade apresentou muito precocemente para ela a viuvez: o primeiro marido perdeu a vida em um acidente de trabalho. Foi quando ela iniciou alguns trabalhos na área do bordado, para continuar “tocando o barco” e literalmente conseguir sobreviver.
Casada novamente, atuou como costureira na área da confecção, e mais uma vez os desafios da vida bateram à sua porta: com problemas financeiros, a fábrica de estofados onde Ana Rita e o marido trabalhavam fechou as portas e demitiu cerca de 300 funcionários.
“Nesse momento, eu e o Everaldo, o meu marido, vimos como alternativa abrir o nosso próprio negócio: a Central Mobile é a nossa fábrica própria de estofados e já estamos há 15 anos no mercado”, revelou a ganhadora do Prêmio Cacinor Mulher Empreendedora.
A coragem de empreender foi um dos fatores determinantes para que Ana Rita ganhasse esse reconhecimento pela Cacinor Mulher e pela Cacinor – Coordenadoria das Associações Comerciais e Empresariais do Norte e Noroeste do Paraná. Ela contou que, para conseguir realizar o sonho de ter o próprio negócio, precisou vender até a casa própria e voltar a pagar aluguel.
Ana Rita acreditou no negócio e hoje está à frente de cinco lojas de estofados no Paraná, com unidades em Maringá e também em Curitiba, provando que as adversidades da vida podem e devem servir como impulso para jamais desistir.
“Agradeço primeiramente a Deus por me guiar até aqui. Essa conquista representa todas as mulheres que lutam e sonham. Não tenho palavras bonitas, mas meu coração transborda de gratidão à minha família, minhas filhas e meu esposo, que sempre estiveram ao meu lado. Juntas, somos mais fortes”, disse Ana Rita Neves, após a conquista do Prêmio Cacinor Mulher Empreendedora.
Representatividade feminina
Com o Prêmio Cacinor Mulher Empreendedora, a Cacinor busca reconhecer e destacar a representatividade feminina em cargos de liderança e gestão, premiando relatos inspiradores de mulheres de negócios, que transformam sonho em realidade.
Puderam participar mulheres empresárias e executivas, maiores de 18 anos de idade, residentes nas cidades que fazem parte do território de atuação da Cacinor. O prêmio destaca a importância da boa gestão na concretização dos sonhos dos empreendedores. Por meio de histórias inspiradas, busca-se evidenciar o impacto das mulheres no mundo dos empresários e incentivar outras empreendedoras a seguirem o mesmo caminho.
“O Prêmio Cacinor Mulher Empreendedora representa uma oportunidade única para empreendedoras da região mostrarem seus talentos e serem reconhecidas pelo trabalho que desenvolvem. A premiação é uma forma de incentivar a participação feminina em cargos de liderança e estimular o crescimento do empreendedorismo feminino”, comentou a presidente da Cacinor Mulher, Maria Regina Seibel Pontim.