Glow Up: Dicas para melhorar a aparência de olheiras
Genética, noites maldormidas e maus hábitos alimentares podem acentuar olheiras e inchaços; no entanto, cuidados específicos com a pele, proteção solar e uma rotina de sono saudável são aliados essenciais para reduzir os sinais
Genética, noites maldormidas e maus hábitos alimentares podem acentuar olheiras e inchaços; no entanto, cuidados específicos com a pele, proteção solar e uma rotina de sono saudável são aliados essenciais para reduzir os sinais
(Creditos: instagram @drtomimitchell)
Olheiras, manchas e inchaços abaixo dos olhos são incômodos que vão além da estética; por causarem um aspecto de cansaço, elas podem afetar a autoestima e o bem-estar geral. Fatores como genética, falta de sono, alimentação inadequada, desidratação e até mesmo o envelhecimento natural da pele podem contribuir para o aparecimento desses sinais. Mas, afinal, como se livrar desse problema?
Ministério da Saúde libera R$ 2 milhões ao Hospital de Sarandi”, confirma deputado Arilson
De acordo com um estudo publicado na revista Surgical & Cosmetic Dermatology, da Sociedade Brasileira de Dermatologia, 43% dos participantes da pesquisa relataram usar maquiagem diariamente para disfarçá-los. Embora a consulta com um dermatologista seja fundamental para um diagnóstico preciso e tratamento adequado, adotar hábitos saudáveis e cuidados específicos para a região dos olhos pode auxiliar na melhora do aspecto da pele.
(Créditos: instagram @neutralsandnoire)
Estabeleça uma boa rotina de sono
Manter uma rotina de sono adequada é essencial para combater as olheiras, pois o descanso reparador ajuda o organismo a funcionar melhor e beneficia diretamente a pele. Dormir de 7 a 9 horas por noite regula os níveis hormonais, reduz o estresse e permite que o corpo se recupere das atividades diárias.
PF e autoridades italianas desarticulam rede de narcotráfico e lavagem de dinheiro
A privação de sono, por outro lado, pode piorar a aparência das olheiras, já que aumenta a retenção de líquidos e o inchaço na região dos olhos. Para melhorar a qualidade do sono, crie um ambiente tranquilo, com pouca luz e sem ruídos, e procure manter horários consistentes para dormir e acordar.
(Créditos: instagram @georgiana.chirita)
Cuide da alimentação
Uma alimentação equilibrada complementa os benefícios de uma boa noite de sono na redução das olheiras. Consumir alimentos ricos em nutrientes, como vitaminas, proteínas e antioxidantes, promove uma pele mais saudável e radiante. Priorize frutas, legumes e alimentos ricos em água, que ajudam na hidratação e evitam a retenção de líquidos, um dos fatores associados às olheiras.
(Créditos: instagram @ionelaichimm)
Evite alimentos ultraprocessados, ricos em sódio, açúcar e gorduras ruins, que podem afetar negativamente o organismo e agravar problemas de pele.
Invista em cuidados noturnos
(Créditos: instagram/ @julianacastromua)
Aproveitar a rotina de sono para incluir uma rotina de self care, tratamentos específicos na região dos olhos, ou até mesmo ler livros é uma ótima estratégia. Produtos formulados com ativos como ácido hialurônico, cafeína e antioxidantes ajudam a hidratar, firmar e revitalizar a área, diminuindo a aparência das olheiras e prevenindo sinais de envelhecimento.
Aproveitar o momento de dormir, ou acordar, também é um ato de amor-próprio. Utilizar esse espaço para ler por 20 minutos e se manter longe das telas, garante não apenas uma boa noite de sono, mas também um dia mais produtivo.
(Créditos: instagram/ @julianacastromua)
Uma boa noite de sono pode ser a chave no combate
Uma das principais causas das olheiras são os vasos sanguíneos dilatados na região abaixo dos olhos. Quando não se dorme o suficiente, o corpo produz mais cortisol, hormônio do estresse, que pode causar a retenção de líquidos e aumentar a inflamação, intensificando o aspecto das olheiras.
A melatonina é um hormônio produzido naturalmente pelo corpo, principalmente pela glândula pineal, e está diretamente relacionada ao relógio biológico. Ela é responsável por regular o sono e o despertar, promovendo um descanso mais profundo. Quando se dorme em um ambiente escuro e silencioso, a produção de melatonina é estimulada, o que favorece um sono de qualidade.
(Créditos: instagram/ @dreamsjumper)
Por outro lado, a exposição à luz artificial, especialmente aquelas emitidas por telas de celulares e computadores, inibe a produção desse hormônio, dificultando o início e a manutenção do sono. No entanto, consumir suplementos de melatonina, após orientação médica, pode auxiliar em casos de distúrbios de sono mais severos. Confira algumas dicas para dormir melhor:
- Estabeleça um horário regular para dormir e acordar.
- Escolha um local escuro, silencioso e com temperatura agradável.
- Desligue os eletrônicos pelo menos uma hora antes de ir para a cama.
- Pratique atividades relaxantes no período da noite: leia um livro, tome um banho quente ou explore técnicas de relaxamento como meditação ou ioga.
- Evite o consumo de cafeína e álcool antes de dormir.
- Não faça refeições noturnas pesadas e consuma alimentos ricos em triptofano, um aminoácido precursor da melatonina, como leite, banana e carnes magras.