Paraná tem duas representantes no Conselho Federal de Biomedicina
Paraná tem duas representantes no Conselho Federal de Biomedicina
Pela primeira vez nos últimos 29 anos, o Conselho Federal de Biomedicina (CFBM) tem uma mulher no quadro diretivo. Trata-se de Daiane Pereira Camacho, que assumiu como Diretora-Secretária e membro da comissão de Ensino e Docência da autarquia federal, para o quadriênio 2024/2028.
Daiane é doutora em Microbiologia, pesquisadora, coordenadora de pós-graduação e vice-presidente do Conselho Regional de Biomedicina do Paraná 6ª Região (CRBM6). Também foi diretora da 15ª Regional de Saúde de Maringá e ajudou nos trabalhos que culminou na inclusão dos biomédicos no quadro de servidores públicos do Paraná.
Outra representante do Estado que também foi nomeada para a entidade federal é Jannaína Ferreira de Melo Vasco; doutora em Saúde da Criança e do Adolescente, primeira secretária e presidente da comissão de Ética do CRBM6. Jannaina assumiu como Conselheira Suplente e membro da comissão de Legislação e Regulamentação do CFBM.
O Conselho Federal de Biomedicina é uma autarquia que exerce a função normativa e a fiscalização do exercício profissional por meio dos Conselhos Regionais em todo o Brasil. De acordo com um levantamento recente, o Brasil tem 142.088 biomédicos, dos quais 5.902 são do Paraná.
Da esquerda para a direita estão Jannaína Ferreira de Melo Vasco; Raphael Sahd, presidente da comissão Eleitoral do CFBM e Daiane Pereira Camacho