6 cidades brasileiras para quem ama moda
São Paulo, Rio de Janeiro e Salvador são alguns dos locais que merecem a visita dos fãs do universo fashion
A moda é uma paixão que atravessa fronteiras e gerações. Embora nomes como Paris, Milão e Nova York dominem as conversas sobre o assunto, o Brasil também tem se consolidado como um destino vibrante para os amantes desse universo.
Da alta-costura à autoral e artesanal, o país oferece uma rica variedade de experiências. A seguir, 6 cidades brasileiras que são verdadeiros polos fashion e prometem encantar qualquer entusiasta de estilo.
São Paulo – SP
Créditos: Wirestock/iStock
É um verdadeiro epicentro da moda brasileira e latino-americana. Além de sediar o São Paulo Fashion Week, abriga a famosa Rua Oscar Freire, onde marcas como Osklen e Schutz convivem lado a lado.
Para quem busca uma experiência mais autoral, o Beco do Batman é um ponto de referência no streetwear. Ademais, outra dica imperdível é visitar o Instituto Tomie Ohtake, que exibe exposições conectando arte e moda.
Rio de Janeiro – RJ
Créditos: Kostikova/iStock
A moda carioca reflete a alma vibrante da cidade. Para os amantes de design sustentável e criativo, a Babilônia Feira Hype reúne estilistas independentes e projetos que valorizam materiais recicláveis e feitos à mão.
Já o bairro de Santa Teresa é outro ponto obrigatório, com suas lojas de moda artesanal. Além disso, visitar o Museu do Amanhã e o MAR (Museu de Arte do Rio) pode ser inspirador, já que ambos promovem eventos relacionados ao mundo fashion e à cultura.
Belo Horizonte – MG
Créditos: Google Imagens
A capital mineira é conhecida por seu estilo sofisticado, com destaque para marcas como PatBo e Vivaz. Outro diferencial é o MUMO (Museu da Moda), que oferece, além de exposições, oficinas práticas de costura e bordado.
Agora, para quem quer explorar as raízes, uma visita ao mercado central revela tecidos e rendas que inspiram os estilistas locais. O evento Minas Trend, por sua vez, é uma oportunidade de conhecer as tendências antes que elas cheguem às vitrines.
Fortaleza – CE
Créditos: webphotographeer/iStock
Não é apenas um destino de belas praias, mas também de moda autoral. Nesse sentido, o Dragão Fashion Brasil é um evento imperdível para conhecer novos talentos e explorar um conceito de estilo que mistura regionalismo e modernidade.
Fora da temporada do evento, o Centro de Turismo do Ceará é um ótimo lugar para encontrar peças fashions do local, como roupas feitas com rendas de bilro e bordados manuais.
Salvador – BA
Créditos: filipefrazao/iStock
A capital baiana se destaca por sua moda cheia de significado cultural. Além do Pelourinho, o bairro do Rio Vermelho chama a atenção pelas lojas e ateliês que oferecem peças exclusivas com um toque contemporâneo.
Ainda, as rendeiras da região são mestres em criar vestidos e saídas de praia que combinam tradição e elegância.
Canela – RS
Créditos: Bruno Santos/iStock
É a casa do Museu da Moda, que oferece uma viagem por 4.000 anos de história. Assim, impressiona desde os tecidos até os aviamentos. Em seus 3.500 m², o espaço é um convite para explorar a evolução dos estilos e sua conexão com a cultura ao longo dos séculos.
Planejamento da viagem
Para vivenciar todas as suas nuances, explorar as cidades brasileiras, optar por um aluguel de carro pode fazer toda a diferença. Por exemplo, em São Paulo, ele permite ir além da Rua Oscar Freire, explorando também a Vila Madalena. Já no Rio facilita o acesso a feiras e eventos em bairros distantes.
Para aproveitar ao máximo esses locais, é importante planejar um itinerário que contemple tanto os principais pontos ligados à moda quanto outras experiências que complementam o universo fashion.
Afinal, cada destino oferece uma rica combinação de história, cultura e gastronomia, elementos que também influenciam o estilo e as identidades locais.