Tolerância Zero: Crime ambiental em Maringá inclui descarte irregular e queima lixo
A Prefeitura de Maringá está reforçando as ações contra o descarte irregular de lixo, prática criminosa que prejudica o meio ambiente e a qualidade de vida da população. Apesar de a cidade contar com diversos pontos de descarte regular, muitos moradores locais e de outras cidades insistem em descartar resíduos em locais inadequados.
Neste sábado, o secretário de Infraestrutura, Vagner Mussio, está à frente de uma força-tarefa de limpeza em vários pontos da cidade. Pela manhã, ele e sua equipe estavam atuando na região do Ney Braga. Mussio destaca que, para manter a cidade limpa e reduzir problemas como a proliferação do mosquito da dengue, é essencial que a comunidade colabore. Ele incentiva a população a evitar o descarte irregular e a denunciar aqueles que praticam esse crime.
O secretário de Segurança, Delegado Luiz Alves, destaca a importância de realizar denúncias. Ao presenciar o descarte irregular de lixo, é possível acionar a Polícia ou a Guarda Civil Municipal (GCM) pelo telefone 153. As equipes serão encaminhadas ao local para coibir o crime ambiental e adotar as medidas legais cabíveis. O Delegado Luiz Alves alerta: tolerância zero para quem cometer esse tipo de crime.
Embora serviços de limpeza de terrenos sejam necessários e legais, o descarte deve ser feito apenas em locais autorizados. O poder público está fazendo sua parte, e agora é o momento de a população contribuir, garantindo a destinação correta do lixo, mantendo os quintais e calçadas limpos e denunciando infrações.
Penalidades para o descarte irregular de lixo
O descarte irregular de lixo é crime ambiental, conforme estabelece a Lei Federal nº 9.605/1998 (Lei de Crimes Ambientais). As penalidades incluem:
- Multas de até R$ 25 mil;
- Detenção;
- Reclusão de um a cinco anos, caso seja comprovado o dano ambiental.
Além disso, jogar lixo em vias públicas e estradas configura infração de trânsito, com multa de R$ 130,16.
Como denunciar
Para denunciar o descarte irregular, é recomendado fotografar o local e o material descartado, anexando as imagens à denúncia. A participação da comunidade é fundamental para combater esse crime e garantir uma Maringá mais limpa e organizada.
É bom lembrar que o lixo descartado de forma irregular é um dos motivos das filas nas UBS e UPAs. Portanto, não adianta reclamar da fila no médico se você joga lixo na rua. Prevenir ainda é o melhor remédio.
Veja o flagrante de um morador de Sarandi realizando descarte irregular em Maringá: