Indústria promove experiência lúdica para integrar setores e discutir ESG

Das rotativas à equipe de marketing, das impressões planas ao comercial, todos os setores de uma gráfica precisam funcionar em sincronia para que os negócios dêem certo. Mas, no dia a dia, nem sempre é fácil fazer com que os colaboradores de diferentes áreas estejam a par do que está acontecendo fora de seus domínios. Com mais de 50 anos de mercado, a Posigraf, gráfica do Grupo Positivo, parece ter encontrado a solução para promover a integração entre áreas e, de quebra, debater pautas importantes para as práticas ESG.
Cada um dos 18 setores da indústria foi incumbido de preparar uma imersão lúdica nos próprios processos para apresentar aos demais colaboradores, aqueles que trabalham em outras partes da gráfica. “O objetivo foi permitir que as pessoas se conhecessem melhor e também compreendessem nosso processo como um todo, entendendo como funciona cada uma das partes da empresa”, explica a gerente de Recursos Humanos da Posigraf, Sandra Elis Swarofsky Reggiani.
Com o início do projeto “Uma viagem através dos impressos”, os clientes foram convidados a compartilhar histórias sobre os impactos do trabalho da Posigraf. A partir disso, os colaboradores receberam um kit temático contendo o Posiporte – um passaporte exclusivo para participar das celebrações -, que permitia percorrer as diferentes etapas do processo de impressão. A escolha pelo tema de viagem foi uma forma de lembrar a eles que o trabalho desenvolvido ali dentro chega a diversas regiões do Brasil e do mundo. “Os produtos impressos pela gráfica levam consigo o trabalho de cada colaborador, para muito além das fronteiras da empresa”, lembra a analista de Comunicação Interna da Posigraf, Ariane Morastico.
O passaporte era carimbado a cada parada em uma nova área, depois de participar das atividades de imersão desenvolvidas pelas equipes. No setor de logística, por exemplo, uma simulação do trajeto dos produtos evidenciou a organização e estratégia necessária para que as entregas sejam realizadas corretamente e com agilidade. Nas rotativas, por sua vez, a resolução rápida de quebra-cabeças era uma forma de ensinar sobre o setor e demonstrar a velocidade com que as máquinas trabalham. Os Serviços Especializados em Segurança do Trabalho (SESMT) utilizaram um jogo dos dez erros para reforçar a atenção à segurança e aos detalhes no ambiente de trabalho.
Premiação discutiu temas como equidade racial e de gênero
Ao final das atividades, os 257 colaboradores que completaram todos os carimbos no Posiporte participaram de um passeio que permitiu falar sobre os princípios de ESG (Ambiental, Social e Governança). A escolha se deve à integração cada vez mais forte do tema ao cotidiano da Posigraf. Durante uma visita à cidade histórica da Lapa, no Paraná, os colaboradores puderam refletir sobre mudanças sociais e culturais ocorridas ao longo dos anos. “Um dos momentos marcantes foi a história da atriz Pepa Ruiz, expulsa da cidade no século XIX por exibir suas canelas durante a inauguração do teatro local. A narrativa de Pepa serviu como símbolo das restrições impostas às mulheres em épocas passadas, o que estimulou discussões sobre a evolução dos direitos femininos e a luta contínua pela igualdade de gênero”, conta a consultora Interna de Gestão de Pessoas da Posigraf, Elaine Helena dos Santos. Ao visitar locais como a igreja construída pelos negros e que antigamente possuía áreas segregadas para eles, também foram discutidas questões sobre igualdade racial e a importância da luta contínua por equidade.
À tarde, o grupo seguiu para a Mata do Uru, uma Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) apoiada pela Posigraf desde 2003, com foco na preservação ambiental. Guiados pela Sociedade de Pesquisa em Vida Selvagem e Educação Ambiental (SPVS), os colaboradores percorreram trilhas entre araucárias, aprendendo sobre a importância das florestas para os serviços ecossistêmicos. Eles também participaram de uma experiência única ao plantar suas próprias árvores, deixando um legado de contribuição positiva para o meio ambiente. Para encerrar o dia, houve uma confraternização durante a qual foram discutidas as práticas de governança, essenciais para garantir que as iniciativas ambientais e sociais sejam implementadas de forma ética, transparente e sustentável.
Sobre a Posigraf
A Posigraf, gráfica do Grupo Positivo, é referência em soluções de impressão, com mais de 50 anos de experiência no mercado e um portfólio completo de serviços para atender às necessidades de diversos setores. A empresa oferece desde impressos tradicionais, como catálogos, revistas e embalagens, até soluções inovadoras e acabamentos especiais. A Posigraf se destaca pela personalização, trabalhando em parceria com cada cliente para desenvolver materiais impressos que transmitem a identidade da marca e gerem resultados efetivos.