Mês da Mulher na Ciência: iniciativas de pesquisadoras da UTFPR colocam Paraná em evidência

Em fevereiro, é celebrado o mês internacional das Mulheres na Ciência. Neste período, tem duas iniciativas científicas, conduzidas por pesquisadoras da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), que ganharam destaque nacional e internacional.
A primeira delas é liderada pela doutora Ana Maria Ferrari, do Campus Londrina, região Norte. A professora coordenou a iniciativa “Sabonete Solidário”, durante a pandemia da Covid-19, que permitiu que pessoas em situação de vulnerabilidade tivessem acesso à itens de higiene.
O projeto cresceu e se transformou no “Saberes: Desenvolvimento Integral das Meninas e Mulheres na Ciência”. Ele foi classificado em um edital do CNPq e receberá aporte de R$ 1,15 milhão para incentivar a formação de uma rede nacional para inclusão feminina nas ciências exatas, engenharias e computação.
Já a doutora Gabrielle Caroline Pieter, pós-doutoranda em Processos Químicos e Biotecnológicos do Campus Toledo, no Oeste do Paraná, foi uma das premiadas no “Mujeres el la Ciencia”, que elegeu 25 pesquisadoras de toda a América Latina.
O prêmio é organizado pela empresa 3M e foi entregue em reconhecimento ao desenvolvimento de um gel antimicrobiano para a desinfecção hospitalar, sem o uso de etanol e metais pesados em sua formulação. A solução, que contou com a coordenação do professor Ricardo Schneider e teve outros pesquisadores envolvidos, tem como princípio ativo materiais vítreos de borofosfato de potássio que, nos estudos, demonstraram ter atividade bacteriostática e bactericida em bactérias de interesse hospitalar.