Calma Majô, se preocupa menos e se informa mais: Hauly explica reforma tributária

Durante a análise da prestação de contas da gestão anterior, a vereadora maringaense Majõ expressou preocupação com a possível perda de arrecadação do Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN) na decorrência da reforma tributária. O comentário, feito em sessão recente, reflete um clima comum entre gestores municipais diante das mudanças propostas no sistema tributário brasileiro. No entanto, essa inquietação poderia ter sido reduzida caso a vereadora tivesse se aprofundado no tema ou participado de uma palestra do economista, professor e deputado federal Luiz Carlos Hauly (Podemos-PR), reconhecido por sua expertise na área e por desmistificar o que ele chama de “fake news tributárias”.
Hauly, que se dedica há décadas ao estudo e à formulação de propostas para a reforma tributária,. Em entrevista exclusiva ao Diário de Maringá , o deputado trouxe esclarecimentos que poderiam tranquilizar Majõ e outros gestores locais. “
Para a vereadora, o alerta de Hauly pode servir como um convite à reflexão. Com a regulamentação da Emenda Constitucional 132, aprovada em dezembro de 2023, ainda em andamento no Congresso, o tema segue em destaque. A participação em eventos como as palestras de Hauly – que já fizeram mais de 200 sobre o assunto – poderia oferecer a Majõ uma visão mais clara e fundamentada, dissipando dúvidas e reforçando a importância de Maringá se preparar para as mudanças que estão por vir.