Como a IA está otimizando recursos e melhorando o cuidado ao paciente?

Como a IA está otimizando recursos e melhorando o cuidado ao paciente?
Transcrição de consultas já está presente em todo território nacional
A Inteligência Artificial (IA) está revolucionando a medicina, trazendo avanços que vão desde diagnósticos mais precisos até a otimização do tempo dos profissionais de saúde. Estudos do Hospital Sírio-Libanês indicam que o uso de IA pode reduzir em até 40% o tempo gasto com burocracias médicas, permitindo que médicos e veterinários foquem no atendimento ao paciente.
Atenta a essa tendência e buscando suprir as necessidades desse mercado, a Bindflow, empresa especializada em soluções tecnológicas, desenvolveu em parceria com AtendeVet, uma plataforma que utiliza IA para transcrever consultas médicas e veterinárias em tempo real. A solução promete transformar a documentação clínica, garantindo mais eficiência, redução de custos operacionais e melhor interação entre médicos e pacientes.
A tecnologia desenvolvida pela empresa permite que todo o diálogo da consulta seja captado por áudio e convertido automaticamente em texto, integrando-se ao prontuário do paciente ao final do atendimento. Além da transcrição, a IA também gera insights clínicos, auxiliando no direcionamento do diagnóstico e na tomada de decisão do profissional de saúde. “Estamos trazendo uma revolução na forma como os prontuários são elaborados. Nossa solução aumenta a eficiência em mais de 60%, permitindo que médicos e veterinários otimizem seu tempo e se concentrem no que realmente importa: o atendimento ao paciente”, explica Lucas Moraes, Chief Innovation Officer (CIO) da Bindflow.
A tecnologia pode ser integrada a qualquer sistema de prontuário eletrônico do mercado, sendo uma ferramenta versátil para diversas especialidades médicas e veterinárias. Atualmente, a solução está em diversos estados brasileiros, sendo utilizado com mais de 24 mil clientes que trazem feedbacks positivos e ganhos de eficiência aos profissionais.
Outro diferencial da plataforma de transcrição é sua conformidade com as normas de segurança de dados, incluindo a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e a Health Insurance Portability and Accountability Act (HIPAA). O paciente deve autorizar a gravação da consulta, e o médico tem a opção de pausar ou interromper o processo a qualquer momento.
As funções da plataforma devem ser ampliadas ainda esse ano, permitindo a integração automática de prontuários com outros profissionais e instituições de saúde. “Estamos criando um ecossistema digital mais eficiente e colaborativo. Em breve, nossa IA poderá sintetizar os prontuários e compartilhá-los com hospitais e outros especialistas, rompendo barreiras na comunicação médica”, destaca Moraes.
A Bindflow reforça seu pioneirismo ao investir em tecnologia proprietária, para essa solução. “Essa é uma tendência natural de mercado. Quem não adotar a transcrição automática perderá espaço, pois a eficiência gerada é inegável”, finaliza Moraes.
Sobre a BindFlow
Criada em 2021, a BindFlow oferece cinco frentes de soluções tecnológicas: RCO (Controle Remoto de Equipamentos e Simuladores), FisioTeraPlay (saúde), BindTrack (gestão logística), Desenvolvimento de Softwares (Softhouse) e BindInntechs (soluções financeira/contábil). No portfólio, a empresa com sede em Curitiba, desenvolveu soluções para a L’oreal Paris e Eco Salva, a Rumo, a rede de supermercados Condor e a Cooperativa Agrícola Sul-Mato-Grossense (Copasul). Em seu segundo ano de vida, a BindFlow registrou crescimento superior a 400%. O propósito da empresa é oferecer produtos diferenciados a partir de amplo conhecimento técnico e criatividade, tendo em foco também o desenvolvimento pessoal. Mais informações pelo telefone (41) 99933-4587, pelo e-mail contato@bindflow.com.br e pelo site: https://bindflow.com.br/.