Dicas para evitar erros comuns em reformas e construções

Garantir a precisão em cada etapa da reforma é fundamental para o sucesso do projeto; confira três dicas de tecnologias que contribuem para a execução
Reformar ou construir um novo espaço exige atenção aos detalhes e muito cuidado para evitar erros que podem comprometer o orçamento e o resultado final. Desde o planejamento até a execução, cada detalhe precisa ser pensado de forma minuciosa, pois um projeto bem-sucedido depende de medições precisas, do alinhamento correto de objetos e da garantia de que os equipamentos funcionem de maneira segura e eficiente.
Hoje, as tecnologias do setor contribuem para facilitar a execução de etapas que, feitas à mão, exigem muitos cálculos e uma atenção especial. Sobre o assunto, Diego Prestes, Diretor Industrial e de Compras do Grupo Vellore, grupo do qual a Famastil faz parte, destaca a importância de equipamentos que agilizam etapas de instalação, medição e manutenção, por exemplo.
“Nesse setor, um pequeno erro em uma das etapas de execução pode comprometer o projeto e gerar um retrabalho que, além de gerar custos em material e pessoal, pode influenciar no prazo de entrega e finalização. Por isso, o mercado está cada vez mais inventivo em relação às tecnologias que entregam exatidão e agilidade”, explica Diego Prestes, Diretor Industrial da Famastil, marca que acumula mais de 70 anos na área de ferramentas de construção manual e jardinagem.
1. Medir corretamente os espaços
A primeira etapa para um projeto de reforma ou construção de sucesso é a medição precisa dos espaços. Isso é fundamental para definir a quantidade exata de materiais e móveis necessários, além de garantir que o design do ambiente seja projetado de acordo com as dimensões reais. Utilizar trenas manuais pode ser um processo trabalhoso que, ocasionalmente, resulta em erros. Porém, as tecnologias de medição a laser disponíveis no mercado são soluções rápidas e confiáveis.
“Temos o exemplo da nossa Trena a Laser Famastil, que elimina a necessidade de ajudantes, escadas ou andaimes para medir os espaços. Por ser automática, ela permite medir com precisão milimétrica uma distância de até 100 metros, o que garante um resultado mais confiável”, conta. Além disso, algumas versões já contam com funcionalidades adicionais, como a subtração e a soma de medidas, como é o caso da medição de uma parede que exige a exclusão da área da janela, por exemplo.
2. Alinhar itens de forma correta
Uma das maiores frustrações ao realizar reformas e instalações é perceber que prateleiras, quadros ou espelhos ficaram tortos, exigindo retrabalho. Para evitar esse tipo de problema, o setor já conta com alinhadores a laser, ferramentas que projetam um feixe de luz em linha reta, permitindo um alinhamento preciso e automático de diversos itens.
“Indicamos o Nível a Laser para pessoas que querem colocar prateleiras, quadros, espelhos e até objetos decorativos. Para quem não possui experiência com essas instalações, o aparelho dá mais confiança. Já para os que trabalham na área, a tecnologia agiliza muito o trabalho”, aponta o especialista.
3. Medir a temperatura de superfícies e equipamentos
Por fim, durante a reforma ou construção de ambientes, especialmente na instalação de equipamentos como fornos e ares-condicionados, é essencial monitorar a temperatura de funcionamento desses itens para garantir que estejam operando de forma segura e eficiente. Nesse caso, os medidores de temperatura a laser possibilitam a checagem da temperatura sem a necessidade de contato físico.
“Esses modelos são necessários para evitar sobrecargas ou falhas nos equipamentos. A versão da Famastil mede de -32°C até 400°C e, além do controle do funcionamento de equipamentos dentro de casa, também pode ser utilizada na indústria, em laboratórios e até na culinária”, afirma. Prestes ainda destaca que, com esse nível de controle, a eficiência energética também é otimizada, o que pode resultar em economia a longo prazo.