Projeto de pesquisadora do Paraná é premiado no Smart City Expo Curitiba Brazilian Awards

Iniciativa desenvolvida em São Gonçalo do Abaeté, Minas Gerais, com foco na felicidade e bem-estar, vence na categoria Cidade Inteligente
Uma noite de celebração de projetos para melhorar a vida das pessoas nas cidades.
Assim foi a entrega dos prêmios do Smart City Expo Curitiba Brazilian Awards, realizada na terça, dia 25 de março, na Ópera de Arame, em Curitiba.
A premiação tem o objetivo de reconhecer as iniciativas mais inovadoras no desenvolvimento urbano inteligente do Brasil.
Neste ano, a pesquisadora paranaense Michelle Taminato, da empresa Collabsoul, foi uma das premiadas.
Seu projeto, intitulado “São Gonçalo Mais Feliz: Sustentabilidade e Bem-estar na Gestão Pública Municipal” , desenvolvido na cidade de São Gonçalo do Abaeté, Minas Gerais, conquistou o principal prêmio da noite, na categoria Cidade Inteligente. O troféu foi entregue pelo prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel.
“Quero cumprimentar todos, prefeitos e prefeitas, gestores de todo país que concorreram a esse prêmio. Nós cuidamos das cidades, das pessoas que vivem nelas e quando falamos sobre tecnologia e inovação temos que lembrar que as ferramentas tecnológicas só fazem sentido se melhoram a vida dos cidadãos”, definiu Pimentel.
O prefeito Fabiano Lucas recebeu o troféu em nome do município e comemorou o reconhecimento: “Estou muito feliz, nada melhor do que cuidar e fazer o bem para as pessoas.” Kelly Batista Braga Lucas, secretária municipal de governo e planejamento da felicidade e bem-estar de São Gonçalo do Abaeté, destacou a importância de colocar o ser humano no centro de gestão pública. “Desde que conheci a FIB (Felicidade Interna Bruta), a política passou a fazer sentido para mim. O PIB e a economia são importantes, mas o bem-estar das pessoas também é essencial”, afirmou.
Michelle Taminato conta que o trabalho na cidade mineira começou com um diagnóstico baseado em uma pesquisa com a população, com o objetivo de entender como as pessoas definem felicidade.
“A partir dessa pesquisa, desenvolvemos 12 novos projetos em São Gonçalo do Abaeté, e esses projetos já estão impactando com certeza a vida da população. Conseguimos reduzir a evasão escolar, diminuir a gestação na adolescência e aumentar o orgulho dos moradores pela cidade”, explica.
Em sua fala após a premiação, a pesquisadora e consultora enfatizou que o trabalho em São Gonçalo do Abaeté é apenas o início: “Sempre tive o sonho de trazer essa metodologia para o Brasil. Agora, nosso objetivo é divulgar o conceito da Felicidade Interna Bruta para outras cidades do país.”
Neste ano, 200 projetos inovadores de todas as regiões do Brasil foram inscritos no prêmio. Prefeituras, organizações públicas e privadas, empresas e consórcios público-privados poderiam participar, realizando iniciativas de impacto real para as cidades.
Governança e Felicidade: um novo modelo para as cidades
Michelle Taminato é pesquisadora em governança e felicidade, atua há mais de 23 anos como consultora para organizações privadas, públicas e do terceiro setor. Ela é cofundadora do Collabsoul, ecossistema dedicado à transformação cultural de organizações por meio da colaboração, inovação e do bem-estar.
“A felicidade não deve ser tratada apenas como um objetivo individual, mas como um componente essencial na governança e nas políticas públicas. Eu acredito que a felicidade das pessoas pode transformar as organizações e a sociedade como um todo”, afirmou.
Foto: Ricardo Marajó/SECOM