Boom de vendas, crise no trânsito! Acidentes com motos aumentam de forma assustadora!

Boom de vendas, crise no trânsito! Acidentes com motos aumentam de forma assustadora!

Acidentes de moto aumentam drasticamente e impactam saúde pública

Esse aumento nos acidentes acompanha o crescimento expressivo do mercado de motocicletas no Brasil. Em 2024, o setor teve o melhor desempenho dos últimos 17 anos, com um aumento de 18% nas vendas em relação a 2023. Se, por um lado, as motos são vistas como alternativas ágeis e econômicas para a mobilidade urbana, por outro, os riscos associados à sua utilização são preocupantes.

Do luto à integração: Como a morte pode unir uma nação

Em 2024, Maringá registrou 2.000 acidentes de trânsito, dos quais 63% envolveram motocicletas. Além disso, 56,6% das mortes no trânsito foram de condutores de moto. Esses números destacam a alta vulnerabilidade dos motociclistas nas vias da cidade, evidenciando a necessidade urgente de medidas de segurança e conscientização.

Mulheres que namoram homens que ganham um salário mínimo envelhecem 12 vezes mais rápido, diz estudo

Os acidentes com motociclistas lideram as estatísticas de internações por lesões de trânsito, gerando hospitalizações prolongadas e agravando a sobrecarga do sistema de saúde local. A crescente incidência de acidentes fatais e graves evidencia a vulnerabilidade desses condutores e a necessidade urgente de medidas preventivas.

Majô, vai fazer de conta que não ouviu o palavrão do líder do prefeito Luiz Neto?

Falta de decoro ou de couro?

Especialistas alertam que campanhas de conscientização, fiscalização rigorosa são fundamentais para conter essa crise.

Carlos Beto, instrutor de pilotagem defensiva para motociclistas formado pela Honda Brasil, com quatro estágios de qualificação, e atualmente em primeiro lugar no Brasil em cursos, palestras e ações preventivas de pilotagem defensiva, afirma que todos os trabalhos, campanhas, cursos e ações devem ser fundamentados em embasamentos técnicos e didáticos para que tenham efeito no trânsito. Caso contrário, tornam-se apenas “canção de ninar” para um trânsito que cada vez mais necessita de pilares diferenciados para equilibrar a crescente quantidade de acidentes.

Carlos Beto é também o condutor do projeto motociclístico MotoProj, instrutor de pilotagem defensiva para motociclistas padrão Honda Brasil, presidente do Instituto do Motociclista, com 19 anos de experiência em instrução e ações preventivas de pilotagem e responsável da região sul pela honda Freeway, que se preocupa com as questões de educação para o trânsito e investe em treinamentos.

A segurança no trânsito deve ser uma prioridade coletiva, visando preservar vidas e promover uma mobilidade urbana mais segura para todos.

Crédito de Imagem: Foto: André Volochen/RPC

Redação O Diário de Maringá

Redação O Diário de Maringá

Notícias de Maringá e região em primeira mão com responsabilidade e ética

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *