Rede pública de ensino de Pato Branco e Laranjeiras do Sul são finalistas de concurso nacional

Cidades paranaenses concorreram com centenas de municípios em todo Brasil
Três projetos educacionais desenvolvidos na rede pública dos municípios paranaenses de Pato Branco e Laranjeiras do Sul estão entre os finalistas do concurso Aprende Brasil Criativo, e podem ser premiados entre centenas de projetos inscritos por escolas de todo o país. O anúncio dos vencedores está marcado para o dia 3 de abril, em Curitiba, com a participação dos professores responsáveis por cada um dos projetos finalistas e dos secretários de Educação dos municípios cujas propostas foram selecionadas.
Em Pato Branco, duas propostas são finalistas. As professoras Alana Thaís Bonfim dos Santos e Renata Aparecida Julianoti, da Escola Municipal São Cristóvão, idealizaram o projeto “Comer, Jogar e Brincar”, desenvolvido com o G5, que é finalista na categoria “Educação Infantil”. Alana e Renata explicam que a proposta foi dividida em várias etapas, de modo a se estender ao longo dos dias, mantendo uma integração entre as atividades e passeando por costumes de alimentação e brincadeiras de diversos países do mundo. “A integralização das habilidades e contextos que procurávamos atingir transcendeu as expectativas. Tivemos retornos positivos da comunidade escolar porque as atividades do projeto se espalharam pelos corredores da escola, e acabaram se tornando incentivo para que outros professores buscassem aprimorar as próprias práticas pedagógicas de forma eficaz e criativa”, comentam.
Por sua vez, o projeto “Um voo para a sustentabilidade”, idealizado pelas professoras Silvana Pagnoncelli e Tangriane Pessetti, da Escola Municipal Jardim Primavera, foi desenvolvido com alunos do 3º ano e é finalista na categoria “Educação para a sustentabilidade”. Partindo de um conteúdo sobre poemas e poesias, a turma trabalhou o tema das abelhas, sua importância para o planeta e o impacto de sua ausência para o meio ambiente e os seres vivos. “Refizemos iscas, plantamos flores na escola, melhoramos o jardim e desenvolvemos a horta escolar. As abelhas nos apresentam um modelo maravilhoso de cidadania”, destacam as professoras.
Já em Laranjeiras do Sul, o projeto “Transformando Plástico em Vida: Hortas e Puffes para um Futuro Sustentável” foi trabalhado pelos alunos do 5º ano da Escola Municipal José Bonifácio. Ele é finalista na categoria “Educação para a Sustentabilidade” e foi desenvolvido pelas professoras Eronice Ribeiro e Eliane Faccin. Utilizando garrafas PET, os estudantes produziram uma horta em vasinhos que puderam ser levados para casa, para que eles cuidassem das plantas e observassem seu desenvolvimento. Depois, as garrafas restantes foram usadas para confeccionar pufes para a biblioteca da escola. “Os alunos aprenderam sobre práticas sustentáveis, tanto no cultivo de alimentos quanto na redução do desperdício, e aplicaram seus conhecimentos em atividades práticas. A arrecadação com a venda das hortas PET foi bem-sucedida, contribuindo para a compra de livros para a biblioteca da escola, o que também motivou os alunos a se envolverem mais com a leitura e com a comunidade escolar”, ressaltam as professoras.
Esta é a 3º edição do concurso, promovido pela Aprende Brasil Educação. O objetivo é valorizar iniciativas criativas desenvolvidas nas escolas públicas brasileiras. Para a gerente de marketing e produto da Aprende Brasil Educação, Damila Bonato, esse reconhecimento é uma forma de agradecer aos educadores pela contribuição relevante para o ensino brasileiro. “Basear o ensino em vivências práticas e reais é o desafio que lançamos no Aprende Brasil Criativo. Queremos estimular boas práticas de ensino e aprendizagem e mostrar a todos a importância de trazer as crianças para experiências significativas ao longo da jornada escolar”, destaca.
_______________________________________
Sobre a Aprende Brasil Educação
A Aprende Brasil Educação atua em todo o território nacional, potencializando a educação pública brasileira, oferecendo soluções educacionais que estimulam o conhecimento e apoiam os estudantes da Educação Infantil aos anos finais do Ensino Fundamental no processo de aprendizagem. Saiba mais em aprendebrasil.com.br