Escolas municipais paranaenses vencem prêmio nacional de Educação

Escolas municipais paranaenses vencem prêmio nacional de Educação

Concorrendo com centenas de municípios de todo o país, projetos de Pato Branco e Laranjeiras do Sul foram campeões nas categorias Educação Infantil e Educação para a Sustentabilidade

O projeto “Comer, Jogar e Brincar”, de Pato Branco (PR), e o projeto “Transformando plástico em vida”, de Laranjeiras do Sul (PR), foram os vencedores do concurso nacional Aprende Brasil Criativo nas categorias “Educação Infantil” e “Educação para a Sustentabilidade”, respectivamente. O prêmio foi entregue na quinta-feira (3), durante uma cerimônia realizada em Curitiba (PR), que reuniu os responsáveis pelos projetos finalistas em quatro categorias: Educação Infantil, Ensino Fundamental – Anos Iniciais, Ensino Fundamental – Anos Finais e Educação para a Sustentabilidade.

Ao longo de 2024, Alana Thaís Bonfim dos Santos e Renata Aparecida Julianoti, da Escola Municipal São Cristóvão, de Pato Branco, trabalharam com a turma do G5 a proposta “Comer, Jogar e Brincar”. O objetivo era falar sobre os diferentes hábitos de alimentação e brincadeiras ao redor do mundo em uma série de atividades desenvolvidas ao longo do projeto. “Receber esse prêmio é uma parcela do que todos vivenciamos dentro da sala de aula. A gente toca o aluno. Vão se passar 20 anos e esse aluno vai dizer para alguém que teve uma professora que foi especial”, resumiu Alana. Além do projeto campeão, outra iniciativa da rede pública de Pato Branco também foi finalista do concurso. O projeto “Um voo para a sustentabilidade”, idealizado pelas professoras Silvana Pagnoncelli e Tangriane Pessetti, da Escola Municipal Jardim Primavera, foi desenvolvido com alunos do 3º ano e esteve entre os finalistas na categoria “Educação para a sustentabilidade”. O município foi o único com dois projetos finalistas.

Já em Laranjeiras do Sul, o projeto “Transformando plástico em vida” foi desenvolvido pelas professoras Eronice Ribeiro e Eliane Faccin com o 5º ano da Escola Municipal José Bonifácio. Os estudantes utilizaram garrafas PET para produzir uma horta cujos vasinhos, depois, foram levados para casa pelas famílias. Eles também fabricaram pufes para a biblioteca da escola, usando as mesmas garrafas e, com o dinheiro da venda dos vasinhos da horta, ajudaram na aquisição de livros para a biblioteca. “Esse foi um projeto que não fizemos sozinhas. Trabalhamos desde a Educação Infantil até o quinto ano, em uma parceria com a comunidade escolar e com a Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)”, conta Eronice. “Estamos aqui representando todos os nossos alunos e também a comunidade, então é uma honra muito grande”, completa Eliane.

Esta é a terceira edição do concurso, criado para valorizar o ensino público municipal Brasil afora. Para a gerente de marketing e produto da Aprende Brasil Educação, idealizadora da premiação, descobrir cada novo projeto e encontrar os finalistas pessoalmente é um momento especial. “É impressionante a quantidade de boas iniciativas espalhadas pelas escolas do nosso país e seria muito triste não divulgar essas grandes ideias, que ajudam a transformar o futuro das nossas crianças”, pontua.

São muitos os relatos de educadores impactados pelo concurso. A professora da Escola Municipal Secretário Olinda de Andrada, de Alterosa-MG, Luana Aparecida Pereira, que foi finalista na categoria Ensino Fundamental – Anos Iniciais, conta como ela e a professora Fabiene Aparecida de Oliveira receberam a indicação. “Vocês não têm ideia do quanto estar aqui é importante para nós. Nossos alunos comemoraram essa final como se já fôssemos os campeões. Para nós, ter essa experiência, estar aqui com os outros finalistas e participar de tudo isso que a Aprende Brasil Educação preparou já é um grande prêmio”, diz.

Todos os finalistas e os secretários de Educação dos municípios finalistas ganharam de presente uma viagem a Curitiba, para participar da cerimônia de entrega do prêmio e conhecer pontos turísticos da capital paranaense. Eles também fizeram uma visita guiada a uma das unidades do Grupo Positivo, a Posigraf, local em que são produzidos os materiais didáticos que utilizam em sala de aula. De acordo com a coordenadora de Educação Física da Secretaria de Educação de Pato Branco, Amanda Luiza Rodrigues Lisboa, “os projetos vêm agregando para a educação das crianças e incentivam os professores a pensar fora da caixinha. Isso é muito importante e ficamos felizes com o resultado”.

A secretária de Educação de Laranjeiras do Sul, Rudivane Valiati, também comemorou o prêmio. “Essas duas professoras estão representando toda a Educação de Laranjeiras do Sul. Com esse prêmio, elas vão incentivar muitas outras a acreditar que o trabalho que elas fazem em sala de aula pode concorrer e vencer prêmios. Isso ajuda a mostrar para a sociedade, as famílias dos alunos e a comunidade escolar o quanto esses projetos são importantes e o quanto os alunos aprendem”, celebra.

_______________________________________

Sobre a Aprende Brasil Educação

A Aprende Brasil Educação atua em todo o território nacional, potencializando a educação pública brasileira, oferecendo soluções educacionais que estimulam o conhecimento e apoiam os estudantes da Educação Infantil aos anos finais do Ensino Fundamental no processo de aprendizagem. Saiba mais em aprendebrasil.com.br

Redação

Redação

Desde 1998, a Central Press ajuda a construir, ampliar, zelar e valorizar a reputação de empresas de vários portes e setores, com atuação nacional e internacional. É uma agência de comunicação “full service” com sólida experiência, que está em constante evolução. Afinal, é formada por profissionais inquietos e pautados pela criatividade. Dispõe de uma equipe multidisciplinar, com amplo conhecimento de mercado (Business Knowledge) e relacionamento estreito com lideranças e formadores de opinião. É formada por jornalistas, relações públicas, publicitários e especialistas em reputação, marketing, branding e comunicação empresarial. Atualmente, tem operações em Curitiba, Campo Grande, Cuiabá, Porto Alegre, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo, além de escritórios de agências parceiras em Londres, Nova Iorque, Boston e Doha.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *