Aumentam casos de dengue no Paraná: mais de 115 mil notificações e 27 mortes registradas

O Paraná enfrenta um novo avanço nos casos de dengue. De acordo com o boletim epidemiológico atualizado na última semana, o número de notificações subiu de 100 mil para 115 mil em apenas sete dias. Já os casos positivos da doença passaram de 25 mil para 30.635, um aumento significativo que acende o alerta das autoridades de saúde. O número de mortes também aumentou: de 19 para 27 óbitos confirmados.
O estado registra a circulação simultânea de três sorotipos do vírus da dengue — tipo 1, 2 e 3 —, o que preocupa especialistas, já que isso aumenta o risco de novas infecções e casos mais graves da doença.Em Marialva são 315 casos notificados, 47 casos confirmados, 142 casos descartados, 126 casos em investigação.
Raimundo de Carvalho Franco Reis Filho, coordenador de Vigilância Ambiental em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde de Marialva, reforça a importância da prevenção e da mobilização da comunidade. “É fundamental que a população elimine focos do mosquito Aedes aegypti em casa e nos arredores. A responsabilidade é de todos”, destaca.
Com o aumento expressivo nos casos e a presença de múltiplos sorotipos, autoridades de saúde do estado reforçam o apelo para que a população redobre os cuidados e procure atendimento médico ao surgirem os primeiros sintomas.