Casos de dengue disparam no Paraná e em Marialva, que está em alerta máximo

Casos de dengue disparam no Paraná e em Marialva, que está em alerta máximo

O Paraná enfrenta uma situação crítica no combate à dengue. Segundo dados recentes, o estado já soma 147.531 casos notificados da doença, com um aumento de 15.643 casos em apenas uma semana. O número de confirmações também assusta: 42.802 casos positivos, um crescimento de 5.767 registros em sete dias. Até agora, 33 mortes foram registradas no estado em decorrência da dengue.

Além da dengue, o Paraná também monitora o avanço da Febre Chikungunya, com 5.229 casos notificados e 2.139 confirmados.

Em Marialva, a situação é preocupante. O último boletim divulgado pela Secretaria de Saúde aponta 389 notificações de dengue entre 1º de janeiro e 19 de abril de 2025. Desses casos, 73 foram confirmados — sendo 9 novos registros recentes —, 155 ainda estão em análise e 161 foram descartados. A cidade foi classificada com alto risco de epidemia.

Para combater a proliferação do mosquito Aedes aegypti e conscientizar a população, a Secretaria de Saúde de Marialva intensificou as ações educativas nas escolas, reforçando a importância da eliminação de focos do mosquito e a adoção de medidas preventivas.

As autoridades de saúde recomendam que a população redobre a atenção, evite água parada e busque atendimento médico ao apresentar sintomas como febre alta, dores no corpo e manchas na pele.

Redação O Diário de Maringá

Redação O Diário de Maringá

Notícias de Maringá e região em primeira mão com responsabilidade e ética

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *