As empresas precisam dar o exemplo — principalmente no Maio Amarelo

Maio é o mês da conscientização no trânsito. O chamado “Maio Amarelo” quer salvar vidas, alertando motoristas, ciclistas e pedestres sobre os perigos da imprudência. Mas em plena campanha, duas marcas queridas de Maringá — a Silvio Iwata e as Farmácias São Paulo — acabaram chamando atenção por outro motivo: uma trend nas redes sociais que pode acabar incentivando justamente o que o Maio Amarelo quer evitar.
Luan Santana emociona milhares de fãs
Na trend, mascotes aparecem sendo transportados na carroceria de um veículo. Pode parecer apenas uma brincadeira ou forma de engajar o público, mas essa ação configura uma infração de trânsito grave. De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro, transportar pessoas na carroceria é infração gravíssima, com multa de R$ 293,47 e 7 pontos na CNH.
Grande revitalização em Maringá: obras do Eixo Monumental chegam a 65%
E não é a primeira vez que isso acontece. No ano passado, outra trend da Silvio Iwata mostrava uma pessoa colando papél em poste público — o que também é proibido e pode gerar multa de até R$ 550 em Maringá.
Ouça agora: Hospital da Criança amplia atendimentos com foco em Genética e Doenças Raras
Essas empresas são importantes para a cidade. Geram empregos, fortalecem a economia e fazem parte do dia a dia dos maringaenses. Mas justamente por isso, deveriam ter mais cuidado ao aderir a conteúdos nas redes sociais que, mesmo sem intenção, podem passar uma mensagem errada.
Marketing precisa ser criativo, sim, mas também responsável. Em tempos de redes sociais, tudo vira exemplo — bom ou ruim. É preciso lembrar que campanhas como o Maio Amarelo só fazem sentido quando todos, inclusive as empresas, dão o exemplo.
Além da infração de trânsito, derrubam caixas no chão, e o mascote da Farmácia São Paulo as chuta, o que demonstra, supostamente, desrespeito com a limpeza da cidade.