Mulheraço na Expoingá destaca liderança feminina e uso da inteligência artificial

Mulheraço na Expoingá destaca liderança feminina e uso da inteligência artificial

Evento reúne mulheres influentes para debater tecnologia, inovação e desafios no mercado de trabalho

O Mulheraço na Expoingá reuniu lideranças femininas de diferentes áreas para discutir o papel da mulher na tecnologia, o uso da inteligência artificial (IA) e os desafios enfrentados por quem ocupa espaços estratégicos em setores tradicionalmente masculinos. O evento que ocorreu na manhã deste sábado, 17, foi voltado especialmente para mulheres da área de negócios e empreendedoras, promovendo um espaço de troca, inspiração e fortalecimento da presença feminina no ecossistema de inovação.

Nota oficial | Ministério da Agricultura e Pecuária confirma primeiro foco de gripe aviária em granja comercial no Brasil 

Entre os destaques da programação esteve presentes as palestrantes Adriana Pontin, Ana Carolina Gomes, Carolina Abdalla, Ana Mauriceia Castellani, Tuane Paixão, Maria Iraclézia de Araújo e a participação da vereadora e atual presidente da Câmara Municipal de Maringá, Majo, que abordou os desafios de ser mulher na política e reforçou a urgência da integração da IA nas estruturas públicas.

“A IA não é mais futuro, é a realidade. Ou você surfa essa onda, ou vai ser engolido por ela”, afirmou. Majo também ressaltou a ausência de sistemas inteligentes na Câmara e a necessidade de modernização da gestão legislativa.

A Presidente da Sociedade Rural de Maringá, Maria Iraclezia, trouxe a perspectiva do agronegócio e enfatizou a importância da IA na realização de grandes eventos como a Expoingá. “A inovação só faz sentido se for aplicada na prática. Quando eu produzo arroz, milho ou trigo, é para chegar à mesa das pessoas. A tecnologia tem que estar a serviço disso”, pontuou, reforçando a responsabilidade social da inovação no campo.

A desenvolvedora Ana Mauricéia, em parceria com Adriana Pontim, apresentou a assistente virtual ‘Iana’, pensada com foco no público feminino. “Trouxemos para a ‘Iana’ a acolhida e a conversa da mulher. Porque a gente é boa de conversar, entende rápido, e precisa de espaços que dialoguem com o nosso perfil”, explicou. Elas destacaram que a ferramenta oferece consultoras com perfis diversos, criadas especialmente para dialogar com as demandas femininas.

Em um talk show com o tema: “Elas Fazem e Acontecem com IA & Pessoas” com as palestrantes dentro do evento, Tuane Paixão referência na área de tecnologia e inovação, fez um chamado à ação para ampliar a presença feminina no setor. “A gente representa só 5% entre CEOs no mercado de tecnologia. Não é sobre formação, é sobre resolver problemas — e isso a gente faz todos os dias. Meu propósito é colocar mais mulheres na tecnologia e em posições de decisão”, afirmou.

O evento Mulheraço foi uma oportunidade para fortalecer redes, compartilhar experiências e mostrar que a transformação digital também é uma pauta de equidade de gênero.

Gilmar Ferreira

Gilmar Ferreira

Rádios: Eden FM Centenário do Sul -Rádio Colorado AM -Rádio Menina FM de Blumenau Rádio Globo AM Blumenau -Globo FM Maringá -Rede de Rádios Maringá- Metropolitana FM Maringá -Jovem Pan FM - Maringá Emissoras de TV: TV Maringá Band Maringá -Record RIC TV Maringá -RTV 10 Maringá- Record News Rede Mercosul Estado do Paraná : Cerimonialista -Jornalista - MTB 0011341/PR

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *