Alunos com deficiência intelectual embarcam em passeio pedagógico de trem

Alunos com deficiência intelectual embarcam em passeio pedagógico de trem

Alunos da AFECE vão embarcar numa viagem divertida esta quinta-feira (29). Destinos? Inclusão e acolhimento. Será um passeio pedagógico a bordo do famoso trem que desce a serra do mar. Dessa vez, num trajeto mais curto, dentro do pátio de manobras da Serra Verde Express, parceira do projeto e responsável pelo trecho da ferrovia entre Curitiba e o litoral.

Os alunos têm deficiência intelectual grave que pode comprometer a realização de atividades no cotidiano. Em muitos casos, também sofrem com limitações físicas. Por isso, eles serão acompanhados por professores e monitores de sala, que vão ajudar na locomoção e interação durante o passeio. E essa equipe técnica é quem dá a dica: os passageiros podem até não falar, mas os sorrisos, o encantamento, as expressões de alegria dos alunos emocionam a todos.

“Para os alunos da AFECE, o passeio pedagógico é fundamental para o desenvolvimento dos conteúdos, aplicando teoria à prática, a socialização dos alunos e inclusão na comunidade”, avalia Joice Cardim, diretora de Educação da AFECE.

Parceria Inclusiva

Os alunos que vão fazer o passeio serão divididos em dois grupos de 20 a 30 pessoas cada. Um embarca de manhã (8h45) e o outro à tarde (14h45), num vagão bem diferente da Serra Verde Express. Ele é adaptado para receber pessoas com deficiência e também ganhou identidade visual (plotagem) da AFECE. “A parceria com a Serra Verde Express mostra a importância de um olhar atento às diferenças, à inclusão e à disposição de enxergar e acolher as comunidades ao seu redor”, afirma Joice Cardim.

A AFECE

Somos uma organização da sociedade civil com quase 58 anos de história dedicados à inclusão e ao desenvolvimento de pessoas com deficiências – física, visual, auditiva e intelectual. Oferecemos assistência social, saúde e educação inteiramente gratuitos. São 200 alunos matriculados e cerca de 900 atendimentos mensais para famílias de Curitiba e outros 14 municípios da região metropolitana, por meio do Centro Especializado em Reabilitação (CER IV).

Redação O Diário de Maringá

Redação O Diário de Maringá

Notícias de Maringá e região em primeira mão com responsabilidade e ética

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *