Tribunal Federal dos EUA reverte decisão de suspensão enquanto 78% dos brasileiros entrevistados dizem não concordar com as tarifas

Em meio à guerra tarifária do governo de Donald Trump, o Tribunal Federal dos Estados Unidos decidiu, no dia 28, suspender as cobranças das tarifas aplicadas sobre produtos em mais de 180 países. A medida foi justificada pelo tribunal como um excesso de autoridade do então presidente norte-americano. No dia seguinte (29), no entanto, a medida foi temporariamente revertida após o governo recorrer. O tribunal agora analisa os questionamentos apresentados pela presidência.
A Sherlock Communications, agência de comunicação líder na América Latina, realizou uma pesquisa no início do mês com 470 brasileiros para saber o sentimento em relação ao mandato e às atitudes recentes do atual presidente republicano. Entre os entrevistados, 48% disseram estar familiarizados com as tarifas e suas finalidades, e quatro em cada cinco (78%) das pessoas entrevistadas não concordaram com as tarifas, temendo que isso prejudique a economia do país.
Sentimento anti-estrangeiros
Além das tarifas, as ações do presidente dos EUA em relação aos imigrantes têm gerado revolta e preocupação. Trump prometeu em sua campanha eleitoral deportar milhões de imigrantes em situação irregular. Em andamento, as medidas incluem prisões, deportações com uso de algemas e pagamento para deixarem o país.
Com essa promessa, recentemente o governo de Donald Trump revogou a permissão da Universidade de Harvard para matricular estudantes internacionais e ordenou a suspensão da tramitação de vistos para estudantes estrangeiros, intensificando também a análise das redes sociais dos alunos.
Para 68% dos brasileiros, essas práticas alimentam a percepção de que os EUA adotam uma postura anti-latina. A mesma porcentagem (68%) acredita que pagar para os imigrantes deixarem os EUA é cruel e aumenta os problemas sociais.
Outros dados relevantes:
- Para 74% dos brasileiros entrevistados, deportar pessoas algemadas é inaceitável, independentemente do seu status imigratório;
- 21% dos entrevistados disseram que continuariam consumindo os produtos e serviços dos EUA normalmente;
- Em relação às recentes taxas, denunciar os EUA em tribunais internacionais por violação de acordos comerciais é uma opção para 15% dos brasileiros entrevistados;
- 6% não estavam cientes das tarifas impostas no governo Trump;
- Para 60% dos brasileiros entrevistados, a atual administração americana desestimula a ida ao país;
- 51% defendem que o Brasil busque novos parceiros comerciais.
Metodologia
A pesquisa foi conduzida pela Broadminded, a unidade de pesquisa da Sherlock Communications, no dia 8 de maio de 2025, e leva em conta a resposta anônima de 470 pessoas adultas no Brasil, por meio de um questionário online.
Sobre a Sherlock Communications
A Sherlock Communications (www.sherlockcomms.com) é uma agência de comunicação multipremiada na América Latina. Com sede em São Paulo, a empresa também está presente em Lima, Bogotá, Santiago, Cidade do México, Buenos Aires, San José, Cidade do Panamá, Cidade da Guatemala e Rio de Janeiro. Com uma equipe multidisciplinar e totalmente bilíngue, nossa missão é ajudar as empresas a preencher a lacuna comercial e cultural entre os mercados latino-americanos e estrangeiros.