Quando as redes sociais podem ser plataformas de crescimento pessoal e profissional?

Até quando redes sociais serão vistas apenas como passatempo improdutivo? Mesmo em meio à rotina puxada de estudos, o colombiano Santiago Glomb , que chegou em Curitiba ainda criança há 10 anos, encontrou no TikTok uma forma de se expressar, se conectar com o público e construir uma audiência de mais de 50 mil seguidores. Seu perfil no TikTok começou a ganhar autoridade quando ele realizava suas apresentações ao vivo. O resultado? Uma base fiel de seguidores, engajamento crescente e uma rotina de lives que equilibra com seus estudos de Química na UFPR.
No Brasil, há mais de meio milhão de influenciadores com mais de 10.000 seguidores, e cada um pode faturar em média R$18.000 por postagem patrocinada — revelando o potencial real das redes sociais tanto como fonte de renda quanto de presença digital intensa.
A história de Santiago mostra que, com autenticidade e constância, é possível usar a tecnologia a favor do próprio desenvolvimento – visão compartilhada por Rafael Ribas, especialista em marketing de produto e fundador da RDPR Treinamentos & Consultoria.
Para o especialista, o segredo está na disciplina e na estratégia. “Redes sociais podem, sim, gerar visibilidade e resultados – desde que utilizadas com inteligência e planejamento. O foco deve estar em criar conteúdos relevantes para o público, alinhados aos objetivos pessoais ou empresariais”, afirma.
As empresas podem tirar lições?
Rafael entende que se um jovem conseguir se destacar em tão pouco tempo, o exemplo é evidente: seja por expressão artística ou posicionamento de marca, a presença digital deixou de ser opcional.
Casos como o de Santiago mostram que, com consistência, planejamento e autenticidade, qualquer profissão ou negócio pode se beneficiar do potencial das redes.
Saber usar as redes sociais com propriedade no assunto tratado é o que gera autoridade de verdade – e Rafael é direto: se para uma apresentação precisa preparar o cenário adequadamente, ensaiar bem as músicas, criar campanhas de expectativas para as lives e mostrar o que sabe fazer, a mesma lição vale para as empresas.
Se o objetivo é mostrar o conhecimento de um serviço profissional, eficiência de um produto ou qualidade de uma instituição, precisa se preparar e mostrar domínio sobre o tema.
“É o caminho para conseguir se posicionar como referência. Construir sua imagem com consistência atrai mais seguidores e, como consequência, transforma esse público em consumidores. A internet recompensa quem tem propósito, foco e entrega valor real.”
Serviço: RDPR
Rafael Ribas
Especialista em marketing de produto
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