“PT do Paraná vai voltar a ser grande, forte e vitorioso”, afirma Zeca Dirceu durante Aniversário Solidário em Maringá

Deputado federal celebrou aniversário com tradicional evento solidário e discurso de mobilização política; ato reuniu lideranças regionais e apoiadores de sua candidatura à presidência do PT no estado.
O sábado (14) foi de festa e articulação política no Parque de Exposições de Maringá. O deputado federal Zeca Dirceu (PT-PR) celebrou seu aniversário de 47 anos em meio a militantes, lideranças políticas e apoiadores, em mais uma edição do evento solidário que organiza há mais de duas décadas. Como tradição no Paraná desde 2003, a comemoração reuniu arrecadações de alimentos e apoio popular, misturando celebração com o reforço de laços partidários e mobilização.
Mas, para além do bolo e dos cumprimentos, o evento também foi um espaço para reafirmação de compromissos e manifestações de reconhecimento do seu trabalho parlamentar. Zeca Dirceu, pré-candidato à presidência estadual do Partido dos Trabalhadores no Processo de Eleições Diretas (PED), fez um discurso marcado por propostas de renovação interna e defesa da atuação do PT no Paraná na sustentação do governo do Presidente Lula.
“Eu aprendi com o meu pai, José Dirceu, e com o próprio presidente Lula que partido bom é partido vivo”, afirmou o parlamentar. E completou com entusiasmo: “O meu compromisso é fazer o PT do Paraná voltar a ser grande, forte e vitorioso”.
Mudança e renovação
Em seu discurso, Zeca fez questão de lembrar os desafios enfrentados nas urnas no último ciclo eleitoral. “Talvez tenhamos tido um dos piores resultados da história do PT do Paraná no ano passado”, disse, em referência à queda no número de prefeituras e vereadores eleitos. O deputado defendeu uma mudança de rumo. “É hora de mudança, é hora de renovação. Não só com novas caras, mas com um novo jeito de fazer política, consultando as bases e estimulando a militância a participar mais das decisões partidárias, a começar por fortalecer as estruturas municipais e regionais do partido”, defendeu.
Entre as propostas que apresentou estão a retomada da formação política, mais presença nos municípios, apoio jurídico e em comunicação às lideranças locais, além do fortalecimento da militância nos movimentos sociais.
Apoio
Manifestações de apoio à candidatura de Zeca Dirceu para o comando do PT estadual não faltaram. “Zeca está mostrando como melhor representar o nosso PT no Paraná. Nós sentimos que o estado estava escondido. Sem apoio, sem presença. O que ele defende é o que eu penso. Por isso, apoio o projeto”, afirmou Vilmar Sapatieri, representando os presidentes de partidos do Paraná.
Cesar Sugigan, prefeito de Cruzeiro do Sul, destacou a trajetória política de Zeca e sua atuação em Brasília. “Ele tem feito um trabalho importante para o Paraná e para o Brasil. Desejo sucesso nessa nova empreitada e nos colocamos à disposição para ajudar nesse processo”.
Já Diego Miranda, representando os secretários municipais, reforçou o papel de Zeca como articulador. “O Zeca é um deputado que, além de ser uma referência em Brasília, tem as portas abertas em todos os ministérios, ajudando os prefeitos do Paraná com recursos, ajudando a resolver as demandas de cada município — do grande ao pequeno — sem fazer distinção”.
Ademir Vanzo, coordenador regional e militante, exaltou a construção coletiva do projeto. “Quem é prefeito, quem é gestor, quem é vereador aqui sabe o compromisso que o deputado Zeca Dirceu tem com a população da sua cidade — e é por isso que nós estamos aqui. É um deputado atuante — e todos vocês, principalmente os que são de outros municípios, vereadores, lideranças, sabem disso. Vamos juntos eleger — eu não tenho dúvida — o Zeca Dirceu presidente do PT no estado do Paraná”.
“O PT mais perto de você”
Zeca Dirceu também enfatizou a necessidade de reaproximação do partido com sua base. “Houve um esfriamento das relações, e o partido foi perdendo força aqui no estado”, avaliou. Em contraste com o crescimento do PT em estados vizinhos como Santa Catarina e Rio Grande do Sul, o deputado apontou a estagnação no Paraná como um alerta e uma motivação para mudança.
O slogan de sua campanha interna — “O PT mais perto de você” — resume sua proposta de descentralização, reconstrução de vínculos e fortalecimento da atuação local. Ele reafirmou que o PT precisa estar presente nos municípios, dialogando com a militância e dando suporte às lideranças locais para que o partido volte a ser competitivo.
Com um olhar voltado para o futuro, Zeca Dirceu destacou que a reestruturação do partido no Paraná é parte de um projeto nacional: fortalecer o PT para que o presidente Lula consiga maioria no Congresso e viabilize reformas e projetos mais ambiciosos em seu governo.
“A gente quer mais. Quer reeleger o presidente Lula com uma base forte no Congresso. E isso começa agora, com o partido forte aqui no Paraná”, concluiu.
Foto Manchete: Patrícia Linhares