Fleximedical amplia seu propósito com evolução para Kure

A Fleximedical, especializada em soluções móveis para saúde, apresenta sua nova identidade: Kure — uma marca que amplia seu propósito e passa a atuar em diversas frentes de impacto social. Com um novo posicionamento, a Kure reforça seu compromisso com inovação, acessibilidade e transformação social.
Iseli Reis, CEO e fundadora da Kure, destaca que mais do que uma mudança de nome: o lançamento da marca representa a ampliação do propósito da empresa. A transição para Kure simboliza a expansão da visão da empresa, que agora busca “viabilizar a cura” em diferentes aspectos da vida.
“Entendemos que saúde não é apenas ausência de doença, mas presença de dignidade. E isso passa por saneamento, educação, renda e moradia”, afirma. “A Kure surge para atender a essas necessidades — queremos curar feridas sociais e levar cuidado onde for necessário”, acrescenta.
Reis destaca que, enquanto a Kure tem como missão viabilizar a cura, a visão da marca consistem em ser um HUB de soluções que curam, assumindo como valores:
- Olhar nos olhos (empatia e contato humano);
- Pessoas em primeiro lugar (dignidade e bem-estar);
- Inovação com propósito (tecnologia a serviço da vida);
- Compromisso com o impacto (resultados que transformam);
- Excelência operacional (eficiência e qualidade).
A Fleximedical surgiu em 2005, incubada no Cietec da USP (FAPESP – PIPE I e PIPE II). Dois anos depois, foi lançado o primeiro projeto de atendimento móvel: a Carreta da Saúde. Em 2009, a empresa recebeu o Prêmio Finep de Tecnologia Social, reconhecimento nacional de sua contribuição à área.
Ao longo dos anos, a empresa passou por acelerações, inovações e recebeu diversas premiações. Em 2023, participou da Ação contra a Catástrofe em São Sebastião (SP) e, em 2024, lançou o Novo Conselho Deliberativo e novo Processo de Governança/ Enfrentamento de desastre climático no Rio Grande do Sul.
Novas áreas de atuação: saúde, educação, meio ambiente e mais
Com o lançamento recente, a Kure amplia seu portfólio com iniciativas em “assistência social”, “meio ambiente (saneamento básico, tratamento de água)”, educação (escolas itinerantes, capacitação profissional)” e “habitação”.
Além disso, passa a se concentrar também em “segurança alimentar e nutricional”, “geração de renda e emprego”, “direitos humanos” e “cultura e lazer”.
“Se conseguimos desenvolver estruturas complexas para a saúde, também podemos criar soluções acessíveis para outras áreas críticas”, afirma Reis. Entre os projetos em estudo estão estações móveis de tratamento de água para comunidades afetadas por desastres e unidades educacionais modulares para formação profissional em regiões remotas.
Estrutura e parcerias
A CEO e fundadora da Kure conta que, para viabilizar essa expansão, a empresa está:
- Fortalecendo sua equipe com especialistas multidisciplinares;
- Investindo em tecnologia e inovação (materiais sustentáveis, metodologias ágeis);
- Firmando parcerias estratégicas com organizações e governos;
- Alinhando-se aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU).
“Nossa Teoria de Mudança, desenvolvida em 2023, nos mostrou como potencializar nosso impacto. Agora, com a Kure, queremos ir além da saúde e contribuir para um futuro mais justo e sustentável”, complementa a CEO.
Legado que se renova
O nome Kure é uma homenagem ao fundador Roberto Kikawa e também remete ao verbo “curar”. Seu logotipo traz uma cruz estilizada que representa conexão e transformação, enquanto as cores e tipografia se propõem a transmitir modernidade e acessibilidade.
Kure planeja promover cura, inovação e impacto social
Para finalizar, Reis revela que, com uma nova estrutura e um propósito ampliado, a Kure planeja seguir transformando desafios sociais em soluções reais. “Seja na saúde, educação ou sustentabilidade, a empresa segue comprometida em democratizar o acesso ao cuidado e construir um futuro mais equitativo”, conclui.