Máquinas na pista: Via Araucária começa as obras de duplicação do Lote 1

Máquinas na pista: Via Araucária começa as obras de duplicação do Lote 1

Um dia especial, uma quarta-feira (18) histórica. A Via Araucária iniciou a primeira fase das obras de duplicação do trecho administrado pela concessionária, com serviços que devem ser concluídos até o 3º ano de concessão. A licença emitida pelo Instituto Água Terra (IAT) autorizou o começo dos trabalhos que são um passo fundamental no compromisso da Via Araucária com a segurança e bem-estar da população, além do desenvolvimento econômico do Paraná.

A primeira rodovia a receber as intervenções será a PR-418, conhecida como Contorno Norte de Curitiba, avançando pela capital paranaense, Almirante Tamandaré e Colombo, essas duas cidades da Região Metropolitana. A previsão é que a obra seja entregue em 2027. Nessa fase, serão duplicados 16,76 quilômetros, entre o km 5 e o km 21, com a construção e readequação de viadutos para melhorar o fluxo e a segurança no acesso aos bairros ao redor da rodovia. No total, o trecho terá sete novos viadutos.

“Tudo começou certo desde a elaboração do projeto, licenciamento ambiental e a parte da contratação da empresa que irá executar a obra. Nesta quarta-feira (18), um grande marco da Via Araucária, para o Paraná, e inclusive para esse novo programa de concessão. Teremos cinco grandes frentes de obras, a primeira é a PR-418, uma intervenção necessária em decorrência do tráfego. Vamos trabalhar no plano tático, e na Comunicação com avisos para todos”, disse a Sergio Santillán, diretor-presidente da Via Araucária.

No evento de apresentação do projeto de duplicação, várias autoridades estiverem presentes. O governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Junior, reforçou que o um sonho se transformou em realidade com o início da obra no Contorno Norte, um trecho importante para vários moradores paranaenses. “É a concretização do olhar do cidadão que de fato foi o modelo correto. É um dia de alegria e de festa para o Paraná”, afirmou o governador.

Para Renan Filho, ministro de Estado dos Transportes, que também acompanhou a primeira movimentação dos equipamentos, o começo do trabalho da obra no Contorno Norte é motivo de comemoração. “Curitiba esperou por muito tempo, estou feliz. Agora será feita com transparência de maneira correta, a fim de que a sociedade recolha o melhor benefício”, declarou Renan Filho.

O prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel, marcou presença no evento. Segundo Pimentel, a obra da Via Araucária, irá beneficiar a região em vários aspectos, da segurança ao futuro emprego. “Vai trazer mais conforto, segurança, abertura de empresas e condomínios. É um esforço muito importante a duplicação “, comunicou o prefeito.

As obras

Um dos destaques da duplicação é a remodelação do trevo no km 6 no acesso à Avenida Francisco Gulin, mantendo as alças no nível da pista atual, sendo que as vias principais serão construídas com o rebaixamento das passagens. Outro ponto positivo é no km 12 da PR-418, entre Jardim Dourados e Jardim Giannini, onde será construído um novo viaduto que facilitará a ligação de Almirante Tamandaré com a capital paranaense.

“Isso é uma realidade, pois se tem um projeto bem estruturado, uma modelagem bem feita, uma diretriz clara do Ministério dos Transportes, trazendo fluidez, e sobretudo, segurança viária”, completou Guilherme Theo Sampaio, Diretor-geral da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).

PR-418: uma rodovia estratégica

A PR-418 tem papel estratégico para Curitiba e cidades da Região Metropolitana, conectando a região da capital paranaense com importantes ligações a outros estados, como São Paulo e pontos do Sul do Brasil. Além disso, por estar localizada em uma área metropolitana, a rodovia tem fluxo intenso de veículos pesados, leves, motocicletas e pedestres, o que reforça a importância de investir em obras que melhorem o tráfego e a segurança dos usuários. E os benefícios vão além: as obras vão promover a geração de empregos e o desenvolvimento regional.

Desvios e comunicação antecipada

A Via Araucária fará a comunicação antecipada de desvios e interdições que possam impactar nos trajetos de ônibus e outros veículos, com croquis detalhados e sinalização no local. Além disso, a concessionária vai divulgar aos usuários, ao poder público e outras entidades representativas todas as intervenções previstas no trecho com pelo menos uma semana de antecedência. Essa comunicação será feita diariamente por meio dos canais oficiais da Via Araucária (canal de WhatsApp, Instagram e website).

Outras obras do 3º ano de concessão

Em 2025, a Via Araucária iniciará também as obras de duplicação em trechos da BR-277 e PR-423. Os serviços serão executados por duas empreiteiras paranaenses, promovendo o fortalecimento das empresas locais e, consequentemente, contribuindo com a economia regional. A previsão de entrega é até 2027.

A rodovia PR-423, entre os kms 9 e 35, nos municípios de Araucária e Campo Largo, na Região Metropolitana de Curitiba, é uma ligação essencial para o escoamento de cargas pesadas sem necessidade de utilizar o perímetro urbano de Curitiba.

Já na BR-277, uma das rodovias mais importantes do Paraná e do país, as intervenções serão feitas em trechos do interior do estado: entre os kms 164 e 175, em Palmeira, e kms 249 e 266, em Irati. Na mesma rodovia, no km 261, será construído um novo Ponto de Parada e Descanso (PPD) para motoristas profissionais. O trabalho será realizado em várias frentes, com máquinas trabalhando em diversos trechos das rodovias.

Pacote de obras até 2031

A duplicação do Contorno Norte de Curitiba é a primeira grande obra do novo pacote de concessões, desenhado pelos governos estadual e federal e pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). Apenas nesse lote 344 quilômetros serão duplicados e 215 quilômetros receberão faixas adicionais. Também estão previstos 32 quilômetros de novas vias marginais, 27 quilômetros de ciclovias e 86 viadutos, trincheiras e passarelas.

Sobre a Via Araucária

A Via Araucária é responsável pela operação, manutenção e modernização do Lote 1 do Sistema Rodoviário do Paraná, abrangendo 473 quilômetros de rodovias federais e estaduais. Esse trecho inclui os contornos Norte e Sul de Curitiba, as interligações entre municípios da Região Metropolitana de Curitiba e a rota entre a capital e Guarapuava, no Centro-Sul do Paraná, entre outros segmentos viários. A concessionária foi vencedora do leilão do Lote 1 após oferecer desconto de 18,25% sobre a tarifa base. O contrato de concessão, que começou em fevereiro de 2024 e vai até fevereiro de 2054, prevê investimentos da ordem de R$ 15 bilhões na restauração de rodovias, ampliação da malha viária e implementação de tecnologias e inovações.

Redação O Diário de Maringá

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