EMPRESAS EM COLAPSO? A MENTALIDADE DE 1998 ESTÁ MATANDO SEU NEGÓCIO EM 2025!

EMPRESAS EM COLAPSO? A MENTALIDADE DE 1998 ESTÁ MATANDO SEU NEGÓCIO EM 2025!

Você certamente já ouviu a frase “em time que está ganhando não se mexe”. Mas a verdade brutal é que muitas empresas ainda vivem nessa lógica falha, e isso é extremamente problemático! Esse “time” está perdendo faz tempo, só que ninguém teve a coragem de avisar o técnico. O mundo está em constante e vertiginosa transformação: as pessoas mudaram, o mercado virou de cabeça para baixo e a tecnologia, hoje, lidera essa revolução. Curiosamente, muitas organizações ainda acreditam que podem enfrentar os desafios de 2025 com a mentalidade e as ferramentas de 1998. E isso é um atestado de falência silenciosa!


O GRITO DO ESPECIALISTA: NÃO É SOBRE FERRAMENTAS, É SOBRE MENTALIDADE!

Segundo Bruno Castro, especialista em inteligência artificial, o cerne do problema não está nos gadgets ou softwares, mas na forma como as empresas pensam. “Quando se trata de tecnologia, o ponto principal não deve ser o que você usa, mas como pensa”, afirma Castro.

Ele é categórico: “Empresas realmente inovadoras não se prendem a planilhas infinitas, reuniões intermináveis e hierarquias rígidas. Elas compreendem que produtividade, hoje, não é sobre presença, mas sobre entrega de valor. Não se trata de trabalhar mais, mas de trabalhar melhor, com inteligência, foco e, principalmente, propósito.” Se sua empresa ainda está presa ao passado, ela está fadada ao fracasso no presente!


INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL: A ALIADA E NÃO A AMEAÇA!

Cultivar uma mentalidade aberta à inovação e fomentar ambientes onde a experimentação seja incentivada são atitudes cada vez mais valiosas no cenário atual. É aqui que a inteligência artificial (IA) surge não como uma ameaça aos empregos, mas como uma aliada estratégica poderosa!

A IA é capaz de apoiar decisões cruciais, analisar volumes gigantescos de dados em segundos, personalizar atendimentos de forma inédita e impulsionar soluções criativas que antes seriam impossíveis. Mas, para extrair seu real potencial, é preciso mais do que simplesmente comprar a tecnologia; é preciso de preparo e, acima de tudo, uma mudança de mindset.

Afinal, como bem pontua Bruno Castro, não adianta apenas trocar o uniforme do time: é a cabeça do técnico que precisa mudar. O futuro chegou, e sua empresa precisa estar pronta para ele.


Serviço: B.Castro Consultoria Empresarial

Verônica Pacheco

Verônica Pacheco, e há 20 anos passeia entre TVs e rádios em seu trabalho como assessora de imprensa, é jornalista (MTB 4756 PR) formada pelas salas da Universidade Tuiuti do Paraná, desde 2002. Graduada também em história e pós-graduada em sociologia política pela Universidade Federal do Paraná, Verônica é uma pessoa que nunca deixou de buscar conhecimento e aprimoramento em sua carreira profissional. Criadora da agência de assessoria de imprensa @agenciatodacomunicacao, Verônica, desde o seu segundo ano de faculdade, atendeu, com o seu negócio primogênito, centenas de clientes das mais variadas regiões do Brasil e do Mundo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *