Selfstorage é aliado na evolução do adensamento urbano

Selfstorage é aliado na evolução do adensamento urbano

A crescente demanda por moradias em regiões centrais tem feito com que as cidades comecem a buscar soluções eficientes para o uso dos espaços urbanos. Diante desse cenário, o adensamento urbano se mostra um caminho a ser seguido para que as cidades sejam mais funcionais, acessíveis e menos espraiadas. Esse conceito propõe o uso mais eficiente das áreas já urbanizadas, incentivando construções compactas, multifuncionais e próximas de infraestruturas essenciais, como transporte público, comércio e serviços.

Para que isso seja possível, é necessário que existam soluções que atendam tanto os pequenos e médios negócios com problemas voltados para a falta de espaço no armazenamento, quanto pessoas físicas, com falta de espaço em suas moradias, que precisam colocar itens que não fazem parte do uso diário, mas ainda são necessários, em um local seguro e próximo. 

Nesse contexto, os selfstorage têm surgido como uma alternativa viável para a falta de espaço devido à sua organização em ambientes de alta densidade urbana. Para Thiago Cordeiro, fundador e CEO da GoodStorage, há uma demanda crescente por soluções externas e acessíveis de armazenamento e que ofereçam segurança, praticidade e flexibilidade, pois estes locais permitem que moradores estruturem melhor seus espaços, guardando objetos e pertences sazonais, móveis, documentos ou itens com valor afetivo. “Para empreendedores, ainda é uma forma de armazenar estoques, ferramentas ou materiais promocionais, ou mesmo viabilizar uma área para escritório ou operação, sem precisar arcar com aluguéis ou espaços caros e ociosos”, afirma Thiago. 

Além de ter como foco proporcionar mais conforto, Cordeiro explica que o modelo pode contribuir para a sustentabilidade urbana, evitando que famílias e empresas invistam em espaços maiores apenas para acomodar itens esporádicos ou estoques. “Com unidades bem localizadas, essa alternativa pode reduzir deslocamentos desnecessários e melhorar a eficiência dos espaços urbanos”, avalia o CEO, que reforça o interesse da GoodStorage em continuar expandindo na capital paulistana, em busca de uma atuação em todos os bairros da cidade.

No caminho da sustentabilidade

Ele explica ainda que, ao incentivar o uso mais inteligente de terrenos e edificações, o adensamento pode contribuir para uma cidade com menor necessidade de grandes deslocamentos por meio de transportes poluentes, racionalizando o uso da infraestrutura pública, como redes de água, esgoto, energia e transporte. “Isso favorece uma ocupação urbana mais sustentável, com menor impacto ambiental e maior eficiência energética.”

“Ao priorizar o uso de terrenos já urbanizados, o adensamento reduz a pressão sobre regiões periféricas e áreas naturais, freando o avanço desordenado da cidade em zonas de preservação ambiental. Isso pode atuar diretamente na proteção de matas e mananciais, ao mesmo tempo em que diminui o custo de levar infraestrutura para lugares mais distantes”, acrescenta.

Com a projeção de crescimento acelerado e a necessidade de milhares de novas moradias nos próximos anos, o especialista afirma que o planejamento urbano sustentável e soluções complementares, como os selfstorages, são fundamentais para garantir que as cidades evoluam sem perder qualidade de vida e eficiência. 

“Com a premissa de oferecer segurança, conveniência e flexibilidade, os selfstorages podem ajudar a tornar a vida nas cidades densas mais fluida, organizada e confortável”, complementa Cordeiro.

De acordo com o executivo, ao priorizar terrenos já ocupados, esse conceito pode evitar que grandes áreas verdes sejam sacrificadas para novas expansões urbanas, contribuindo para a preservação ambiental e para um crescimento mais inteligente.

Para saber mais, basta acessar: https://goodstorage.com.br/

DINO