Ulisses Maia destaca investimento de R$ 400 milhões para modernizar o Contorno Sul de Maringá

Ulisses Maia destaca investimento de R$ 400 milhões para modernizar o Contorno Sul de Maringá

O secretário de Planejamento do Paraná, Ulisses Maia, confirmou nesta semana que o governador Carlos Massa Ratinho Junior vai anunciar, em agosto, um dos maiores investimentos em infraestrutura da região Noroeste: a tão esperada duplicação em concreto do Contorno Sul Metropolitano de Maringá, na Avenida Sincler Sambatti. A obra deve custar cerca de R$ 400 milhões, bancados pelo governo estadual em parceria com a Prefeitura de Maringá.

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Ex-prefeito de Maringá, Ulisses Maia ressaltou a importância do projeto para destravar gargalos históricos de mobilidade urbana e garantir mais segurança para motoristas. “Como ex-prefeito de Maringá e atual secretário de Planejamento, tenho a honra de anunciar junto com o governador esse investimento robusto no Contorno Sul. É uma obra aguardada há décadas, que vai transformar a mobilidade na nossa cidade e região”, afirmou.

A duplicação do Contorno Sul atende uma demanda antiga da população e do setor produtivo local. O trecho liga municípios como Paiçandu, Sarandi e Marialva, além de ser rota para motoristas que seguem rumo a Paranavaí e Campo Mourão. Hoje, a via é conhecida pelo intenso tráfego de veículos leves e pesados, buracos e desgaste do pavimento, fatores que aumentam o risco de acidentes e prejudicam o escoamento da produção regional.

Para Ulisses Maia, o novo contorno, planejado para ter cerca de 12 quilômetros de extensão, viadutos, passarelas e acessos estratégicos, vai garantir desenvolvimento econômico e qualidade de vida. “Vamos entregar uma artéria moderna, durável, eficiente e segura, que atenda quem trabalha e quem produz. É assim que mostramos que o Paraná cresce unido”, destacou o secretário.

O projeto, elaborado com apoio do setor produtivo, prevê ligações diretas com avenidas importantes de Maringá, como Pioneiro Maurício Mariani, Carlos Correa Borges, Joaquim Duarte Moleirinho, Guedner, Carmen Miranda e a Rua Mário José de F. Ferraz.

A opção pelo pavimento em concreto reforça o compromisso com a durabilidade e a economia a longo prazo. Segundo o Governo do Estado, o material é mais resistente para suportar o tráfego pesado, tem vida útil duas vezes maior que o asfalto e exige menos custos de manutenção. A duplicação integra um programa estadual que já alcança 500 quilômetros de rodovias em pavimento rígido no Paraná.

Ulisses Maia faz questão de destacar que a obra é resultado de diálogo entre o Governo do Estado e a Prefeitura de Maringá, mantendo viva a relação entre sua trajetória como prefeito e agora como secretário de Planejamento. “É a prova de que, juntos, construímos o Paraná que queremos: moderno, seguro e preparado para crescer”, concluiu.

Com o anúncio oficial previsto para agosto, a expectativa é de que as obras sejam iniciadas ainda em 2025, garantindo avanços reais na mobilidade da região e atendendo a uma reivindicação que atravessa gerações em Maringá.

Redação O Diário de Maringá

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