Exposição “Legado Suíço Brasileiro na Amazônia” será inaugurada em Manaus

Exposição “Legado Suíço Brasileiro na Amazônia” será inaugurada em Manaus

Após percorrer importantes capitais brasileiras como Brasília, Porto Alegre, São Paulo, Florianópolis, Rio de Janeiro, Nova Friburgo e Natal, a exposição “Legado Suíço Brasileiro na Amazônia: arte, ciência e sustentabilidade” chega a Manaus no dia 1º de agosto, data em que se comemora a Festa Nacional da Suíça. A mostra ficará em cartaz até 14 de setembro de 2025, na Pinacoteca do Palacete Provincial, com entrada gratuita.

A curadoria interinstitucional da exposição é assinada por Lani Goeldi, que também estará presente na abertura oficial do evento. Lani é bisneta do naturalista suíço Emílio Goeldi (1859–1917), e atua como curadora, presidente da Associação Artística Cultural Oswaldo Goeldi e pesquisadora do legado da família Goeldi, dedicando-se há décadas à preservação e divulgação dessa importante trajetória para a história da ciência e da arte no Brasil.

A mostra destaca o legado científico de Emílio Goeldi, pioneiro nas discussões sobre biodiversidade na Amazônia, e o trabalho artístico de seu filho, o gravador expressionista Oswaldo Goeldi (1895–1961). Combinando arte, ciência e sustentabilidade, a exposição convida o público a refletir sobre a importância da preservação da Amazônia, especialmente em um momento em que o Brasil se prepara para sediar a COP 30 em Belém, coração da floresta.

Instituições brasileiras e suíças apoiam essa itinerância como um esforço conjunto para celebrar a contribuição de Emílio Goeldi, que fundou as bases do Museu Paraense Emílio Goeldi, a mais antiga instituição científica da Amazônia, com um acervo formado por extensas expedições e pesquisas desenvolvidas na região.

A realização da mostra em Manaus reafirma o compromisso com a valorização da memória científica e artística, reforçando o papel da cooperação internacional na promoção de um futuro mais sustentável para a floresta e seus povos.

Serviço:

O quê: Exposição Legado Suíço-Brasileiro na Amazônia: arte, ciência e sustentabilidade

Quando: de 01/08 a 14/09/2025

Onde: Pinacoteca do Palacete Provincial – Praça Heliodoro Balbi, s/n, Centro – Manaus/AM

Entrada: gratuita

DINO