Maringá recebe pela primeira vez a exposição “Imigrantes do Café”

Maringá recebe pela primeira vez a exposição “Imigrantes do Café”

Nos dias 2 e 3 de agosto, Maringá será palco da estreia paranaense da exposição “Imigrantes do Café”, uma das principais atrações do evento Ca Fé On, dedicado à valorização da cafeicultura no Paraná. A mostra será realizada no antigo Instituto Brasileiro do Café (IBC), atual prédio da Mgá Tech, com entrada gratuita mediante a doação de um quilo de alimento não perecível.

Fruto de uma parceria entre o Museu do Café, de Santos (SP), e o Museu da Imigração, a exposição retrata o percurso dos imigrantes que chegaram ao Brasil pelo Porto de Santos e seguiram para o trabalho nas lavouras de café, passando pela Hospedaria do Brás. A mostra evidencia como a cafeicultura e o fenômeno migratório estão historicamente conectados, especialmente após a abolição da escravidão em 1888, quando o país passou a incentivar a imigração europeia para suprir a demanda por mão de obra nas fazendas.

Imigrantes japoneses dedicaram-se ao cultivo do café em Marialva Crédito: Autor desconhecido/Acervo particular de Nobuyuki Inumaru

“O trabalho dos imigrantes foi essencial para o ciclo do café no Brasil. A exposição foi projetada com estruturas desmontáveis para se adaptar a diversos espaços, o que permite ampliar o acesso ao público em diferentes regiões”, destaca Caroline Nóbrega, gerente do Museu do Café.

No Paraná, o café foi motor do desenvolvimento econômico, sobretudo na região norte. Segundo historiadores, a colonização a partir dos anos 1930 atraiu famílias japonesas, italianas, espanholas, portuguesas e ucranianas, que ajudaram a formar a base social e econômica de cidades como Maringá e Marialva.

Para Dani Cenerini, diretora da Para Elos, empresa organizadora do Ca Fé On, a presença da exposição enriquece a proposta do evento. “Falar de café é falar de identidade, de memória e de história. Ter o Museu do Café como parceiro é motivo de grande orgulho”, afirma.

O Ca Fé On é uma realização da Para Elos e da Thegreat!, com apoio de diversas instituições como Prefeitura de Maringá, Governo do Paraná, FAEP, IDR-Paraná, BRDE, Copel, Sanepar e universidades da região.

Redação O Diário de Maringá

Redação O Diário de Maringá

Notícias de Maringá e região em primeira mão com responsabilidade e ética

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *