Quem votou pelo paciente hospitalizado em Colombo?

Quem votou pelo paciente hospitalizado em Colombo?

Essa é a pergunta que motiva um dos 22 pedidos de impugnação protocolados pela chapa “O PT Mais Perto de Você” às instâncias do partido que analisam e oficializam o resultado da votação do Processo de Eleições Diretas (PED) no Paraná. O caso, ocorrido no município de Colombo, aponta que um voto foi registrado em nome de um filiado que estava internado em regime integral em Campo Largo na data do segundo turno do PED, realizado em 27 de julho.

A denúncia foi formalizada junto à Comissão Executiva Estadual do PT-PR e à Secretaria Nacional de Organização (SORG) e inclui declaração da instituição que comprova a internação, além da lista de votação da seção eleitoral, instalada na Escola Municipal Nossa Senhora de Fátima, onde o nome e a suposta assinatura do filiado constam entre os votantes.

Falsificação
Segundo o regulamento do PED, o voto só é permitido mediante presença física e apresentação de documento oficial. A irregularidade é denunciada pela chapa como “fraude material” (falsificação de assinatura), e o caso se soma a uma série de denúncias que apontam possíveis padrões de manipulação em diferentes cidades. “Cabe à mesa de votação conferir os documentos de identificação do(a) filiado(a) na lista de presença para garantir a lisura do processo”, disse Rovanir Noll, da coordenação da chapa.

Urna anulada
Em Colombo, o resultado da urna registrou 178 votos (67%) para o atual presidente estadual do PT, Arilson Chiorato, e 87 (33%) para o deputado federal Zeca Dirceu, totalizando 265 votos válidos. A chapa pede a anulação da votação no município, investigação sobre a falsificação e, se necessário, uma nova eleição com fiscalização reforçada.

Com base na recorrência de casos semelhantes, a coordenação de Zeca Dirceu reafirma que não reconhecerá o resultado do PED no estado até que todos os pedidos de impugnação sejam analisados pela instância nacional do partido.

Redação O Diário de Maringá

Redação O Diário de Maringá

Notícias de Maringá e região em primeira mão com responsabilidade e ética

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *