Alunos da rede municipal visitam unidade móvel de educação ambiental da Itaipu Binacional

Espaço lúdico dentro de caminhão adaptado estará em Maringá até quinta, 14, e pode ser visitado pela comunidade
Alunos de escolas municipais de Maringá participam nesta semana da ‘Expedição do Conhecimento’, unidade móvel de educação ambiental em caminhões adaptados e estruturados com atividades interativas. A iniciativa é da Itaipu Binacional, em parceria com a Itaipu Parquetec, e percorre diversos municípios nos estados do Paraná e Mato Grosso do Sul. A ação em Maringá conta com o apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação, e poderá ser visitada pela comunidade até quinta-feira, 14, no estacionamento do Ginásio Chico Neto, na Vila Olímpica, das 17h às 19h30.
Impasse comercial entre EUA e União Europeia pode abrir brecha para exportadores brasileiros
Os caminhões adaptados reúnem atividades interativas sobre água, energia e sustentabilidade. O objetivo das atividades é informar, conscientizar e sensibilizar alunos de escolas e toda a comunidade sobre a importância da preservação ambiental, com foco nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Em Maringá, a Secretaria de Educação organiza a visita de 10 escolas municipais, com a participação de mais de 530 crianças.
PCPR cumpre 45 mandados contra grupo suspeito de movimentar R$ 500 milhões com falsos consórcios
“É uma iniciativa importante e que promove o aprendizado de forma lúdica para nossos estudantes. Por meio da ‘Expedição do Conhecimento’, os alunos aprendem sobre o planeta Terra, as mudanças climáticas e desenvolvem o senso crítico para se tornarem agentes de preservação do meio ambiente”, destacou a secretária de Educação, Adriana Palmieri.
Paraná tem casos de acidentes com escorpiões; especialista alerta para os cuidados
Durante a expedição, os alunos aprendem com o ‘Territo’, um personagem animado em formato do Planeta Terra, conceitos científicos de maneira acessível. As salas interativas da unidade móvel também abordam sobre o sistema solar, a energia das células, quando as crianças podem ver células de uma cebola por microscópio óptico, e rios voadores, demonstrando a conexão existente entres os diferentes biomas do Brasil, entre outros temas voltados à conservação ambiental.
Para o aluno da Escola Municipal José Aniceto, Murilo Araújo Santana, a experiência traz aprendizado importante para o futuro. “Gostei muito quando a professora falou que devemos cuidar do planeta Terra para que, quando tivermos nossos netos, possamos garantir um futuro melhor para eles. Aprendi que precisamos cuidar do planeta e que não podemos jogar lixo no solo e poluir as águas”, disse. A professora Roseli Aparecida Dallago acompanhou os alunos e destacou a importância da iniciativa. “As crianças gostaram muito. É um aprendizado que levarão para a vida”, afirmou.
Serviço:
O que: Expedição do Conhecimento, iniciativa da Itaipu Binacional em parceria com a Itaipu Parquetec
Quando: Entre terça, 12, e quinta, 14, das 17h às 19h30
Onde: Estacionamento do Ginásio Chico Neto, na Vila Olímpica