Novos médicos plantonistas começam a atuar a partir do dia 22 de agosto

Novos médicos plantonistas começam a atuar a partir do dia 22 de agosto

Profissionais reforçarão os atendimentos nas UPAs Zona Sul e Norte, no PAC, Hospital Municipal e no Caps III

A Prefeitura de Maringá, por meio da Secretaria de Saúde, informa que os 40 novos médicos plantonistas contratados devem começar a atuar na rede municipal de urgência e emergência a partir de 22 de agosto. Os profissionais reforçarão os atendimentos nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) Zona Norte e Zona Sul, no Pronto Atendimento à Criança (PAC), no Hospital Municipal e no Centro de Atenção Psicossocial (Caps) III.

Cuida Paraná: programa que capacita migrantes forma 89 alunos em Maringá

Cada médico receberá R$ 129,66 por hora trabalhada, conforme a Lei Complementar Municipal nº 966/2013, com reajustes anuais baseados no INPC. Serão ofertadas até 19.400 horas médicas por mês, o que representa 232.800 horas anuais. Em períodos de maior demanda, os profissionais poderão ser remanejados entre as unidades, garantindo agilidade e qualidade no atendimento. O credenciamento permanece aberto por 12 meses, permitindo a adesão de novos médicos. Até o momento, 170 profissionais se inscreveram no edital.

A contratação integra um conjunto de ações para ampliar a capacidade de atendimento da rede municipal de saúde. Após mapear as 99 equipes de Estratégia de Saúde da Família (ESF) distribuídas nas 35 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município, a Secretaria de Saúde assumiu compromisso com o Ministério da Saúde de recompor as equipes, contratar novos profissionais e fortalecer o acompanhamento contínuo dos pacientes.

Fortalecimento da Atenção Básica – Desde a abertura do Processo Seletivo Simplificado (PSS) para a Atenção Básica, já foram registradas mais de 2.700 inscrições. As vagas abertas são destinadas aos cargos de enfermeiro, técnico de enfermagem, odontólogo, técnico de higiene dental, psicólogo, fisioterapeuta, nutricionista, fonoaudiólogo e terapeuta ocupacional. Todos terão carga horária de 40 horas semanais e atuarão integralmente nas UBSs. O prazo para inscrições se encerra neste domingo, 17 (confira o edital aqui).

O início das atividades dos novos profissionais da Atenção Básica está previsto para 5 de setembro. Para celebrar esse marco, no dia 8 de setembro, às 9h, no Teatro Calil Haddad, a secretária de Atenção Primária à Saúde do Ministério da Saúde, Ana Luiza Caldas, dará posse oficial dos cerca de 200 novos integrantes da Estratégia de Saúde da Família.

Paiçandu: Vereador Carlos Martins é citado por Oficial de Justiça em meio a acusações de assédio e corrupção

“Focamos na busca de soluções e parcerias com o Ministério da Saúde e a Secretaria Estadual de Saúde. Estamos ampliando as equipes de médicos das unidades de urgência e emergência e as equipes multiprofissionais das UBSs. Dessa forma, vamos reduzir a sobrecarga nas UPAs e intensificar as visitas domiciliares através das equipes de Saúde da Família, que têm o papel de orientar a comunidade sobre prevenção e promoção da saúde. Agradecemos à população pela compreensão nesse período de ajustes, que tem como objetivo oferecer um atendimento mais eficiente e humanizado”, afirmou o secretário de Saúde, Antônio Carlos Nardi.

Redação O Diário de Maringá

Redação O Diário de Maringá

Notícias de Maringá e região em primeira mão com responsabilidade e ética

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *