Com uso de IA, corretores vendem 23% mais, são 27% mais produtivos e aumentam em 57% o número de visitas

Com uso de IA, corretores vendem 23% mais, são 27% mais produtivos e aumentam em 57% o número de visitas

Os assistentes virtuais “Marco” e “Lina” impulsionam performance de corretores

No mês do Corretor de Imóveis, a MRV, maior construtora da América Latina, celebra os avanços conquistados em um setor cada vez mais competitivo — com quase 600 mil corretores ativos no Brasil, segundo o Cofeci.

O Marco, assistente virtual com inteligência artificial da empresa, já é utilizado ativamente por mais de 5 mil corretores, que trocaram mais de 70 mil mensagens com a ferramenta no último ano. Corretores iniciantes que utilizam o Marco registram 27% mais produtividade e vendem 23% mais do que os que ainda não adotaram a solução.

“A tecnologia tem sido uma grande aliada, mas é a combinação entre capacitação intensiva, cultura de performance e ferramentas como o Marco que realmente potencializam resultados. O corretor do futuro já é uma realidade na MRV”, afirma Thiago Ely, diretor executivo Comercial e Marketing da MRV.

Já a Apolar Franqueadora atingiu o aumento de 57% de visitas agendadas – de 160 para 250 por dia – com o apoio da assistente virtual Lina. Outro diferencial da marca foi a implantação dos tours virtuais que aproximam os clientes da realidade dos imóveis, oferecendo experiências cada vez mais satisfatórias para todo o mercado. O modelo permite que visitas desnecessárias aos imóveis sejam evitadas, benefício que impacta diretamente na rotina dos corretores, que podem otimizar seu tempo, melhorar a eficiência na atuação e, consequentemente, aumentar a produtividade da imobiliária.

Além disso, a plataforma fornece informações relevantes para as ações de marketing e de atendimento ao cliente. Com base nas interações do público com o material, são gerados dados relacionados ao desempenho do tour, com o número de acessos, origem de cada clique, tempo de permanência do cliente em cada cômodo, além de leads diretos angariados através de um encaminhamento que parte do próprio tour.

Para Marco Vieira, diretor de Expansão da Apolar Franqueadora, a tecnologia permite que a rede de franquias alcance públicos de outras regiões e, até mesmo, de outros países. “Com a realidade virtual, nossa atuação não se limita aos estados em que estamos presentes fisicamente. Um cliente estrangeiro pode ter acesso ao tour virtual e fazer a negociação do imóvel à distância, já que a tecnologia garante uma visualização do imóvel muito próxima à realidade”, observa.

Formação de corretores

A Escola de Vendas MRV já formou 1.821 profissionais só em 2025, com uma carga horária de 40 horas distribuídas em módulos práticos que abordam desde o atendimento ao cliente até negociação e crédito imobiliário.

Todos os participantes são capacitados com base no método Acelera MRV, que inclui uma webserie exclusiva. Desde o lançamento da iniciativa em 2018, já alcançou 8.295 profissionais.

Já na Apolar, o programa de capacitação da rede de imobiliárias lançado há mais de quatro anos, o Apolar Academy, evolui agora para pós-graduação e graduação em Gestão de Negócios Imobiliários, em parceria com o Centro Universitário Multiversa.

A proposta representa um movimento inédito no mercado imobiliário brasileiro. Os cursos são oferecidos em dois formatos: presencial e online, visando atender diferentes perfis de alunos e possibilitar maior flexibilidade. O MBA terá duração de 12 meses, enquanto a graduação será concluída em 24 meses. Ambos os cursos serão ministrados na Sala Joseph Galiano, um espaço especialmente projetado em homenagem ao fundador da rede, localizada em Curitiba (PR).

Gutemberg Raicherth, CEO da Apolar, explica que o estudo continuado e o desenvolvimento da equipe sempre esteve no foco de atenção da companhia e que essa diretriz era frequentemente frisada pelo fundador, Joseph Galiano. “Iniciamos o Apolar Academy com cursos e palestras e agora formatamos efetivamente cursos de ensino superior, pois entendemos a importância dessa formação aos nossos profissionais”, explica.

Sobre a MRV

Com 45 anos de mercado e o propósito de construir sonhos que transformam o mundo, a MRV é uma das cinco empresas que compõem o grupo MRV&CO. É considerada a maior construtora e incorporadora da América Latina, tendo como foco empreendimentos residenciais econômicos, com preços acessíveis para um público que busca o sonho da casa própria. A companhia já entregou mais de 500 mil chaves. Hoje, mais de 1,6 milhão de pessoas vivem em um imóvel construído pela MRV. Acesse e conheça mais sobre a companhia www.mrv.com.br.

Sobre a Apolar Franquias Imobiliárias

Fundada em 1969 por Joseph Galiano, a Apolar Imóveis se tornou referência no mercado imobiliário, ganhando onze vezes o prêmio ABF de franchising brasileiro pelo modelo de excelência em franchising e pelas suas inovações no segmento. São mais de 90 lojas espalhadas estrategicamente pelos estados do Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Paraguai, totalizando mais de 20 mil imóveis cadastrados, entre locados e disponíveis para vendas e locação.

Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *