NOTA PÚBLICA – EM DEFESA DOS TRABALHADORES DA VOLKSWAGEN DO PARANÁ

Nelsão da Força Sindical – Vice-presidente do SMC
A verdade precisa ser dita, mesmo sob ameaça: os trabalhadores e trabalhadoras da Volkswagen de São José dos Pinhais estão sendo alvo de uma tentativa vergonhosa de calar sua voz e ludibriar sua decisão soberana.
Na última assembleia presencial, realizada na porta da fábrica, mais de 95% rejeitaram, por aclamação, a proposta negociada a nível nacional. A decisão foi clara e legítima. Mas, dias depois, a direção da empresa, junto com representantes internos, organizou uma nova votação dentro da fábrica, sob coordenação e comando da própria montadora, sem debate prévio com a categoria e sem respeitar o estatuto do sindicato.
Isso é inaceitável! O trabalhador está pedindo socorro ao Ministério Público do Trabalho e à Executiva do Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba. Queremos a convocação imediata de uma nova assembleia presencial na porta da fábrica, com amplo debate, esclarecimentos e votação transparente, por aclamação, como manda a tradição e a democracia sindical.
Mesmo que, após o debate, haja mudança de opinião, que seja a decisão consciente dos trabalhadores – e não uma imposição feita nos corredores da empresa, sob vigilância de cargos de confiança.
Trabalhador e trabalhadora, este é o seu momento de exigir respeito!
Nenhuma manobra vai calar a nossa voz. Unidos, faremos valer o estatuto, a transparência e a dignidade que conquistamos com luta.
Nelsão da Força
Vice-presidente do Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC)