Pátio Batel anuncia ocupação inédita de arte contemporânea com artistas nacionais

Pátio Batel anuncia ocupação inédita de arte contemporânea com artistas nacionais

Pátio Batel anuncia ocupação inédita de arte contemporânea com artistas nacionais

Iniciativa coloca a arte como protagonista, em evento com curadoria de Ana Carolina Ralston; exposição fica aberta para visitação de 3 de setembro a 15 de outubro

O Pátio Batel anuncia “Vestir o Olhar”, uma mostra inédita de arte contemporânea com artistas brasileiros. A iniciativa coloca a arte como protagonista em uma ação que ocupa três andares do shopping com obras de nove artistas. A ocupação, que fica aberta para visitação de 3 de setembro a 15 de outubro, transformará o Pátio em uma galeria aberta ao público, reunindo nomes como Verena Smit, Renata Egreja e Guita Soifer, entre outros.

“A ocupação reforça o compromisso do Pátio Batel em gerar repertório e enriquecer a cultura de arte de nossos clientes. Valorizamos a arte nacional e, ao mesmo tempo, evidenciamos a conexão intrínseca entre a arte e a moda, um convite para que nosso público se inspire e vista o olhar para o novo”, avalia Camila Fleischfresser, head de marketing do Pátio Batel.

Democratização da arte contemporânea e suas relações com a moda

À frente da curadoria do projeto está Ana Carolina Ralston, pesquisadora de arte independente, com passagem por grandes publicações nacionais do segmento artístico e parcerias com o Pavilhão da Bienal e com o MIS-SP.

Realizada em parceria com a produtora Ayo Cultural, que já realizou mais de 100 projetos de artes visuais no Brasil e no exterior, a mostra busca despertar novas percepções entre o público do Pátio Batel. “É maravilhoso a gente criar essas conexões, tanto visuais como mentais e intelectuais, entre artistas que atuam em diferentes áreas e em diferentes linguagens”, comenta Ana Carolina.

Obras site-specific foram pensadas para o Pátio Batel

A exposição foi idealizada para ser site-specific, ou seja, com obras criadas especialmente para os espaços do shopping. As instalações artísticas, muitas delas, são aéreas, podendo ser vistas de diferentes pontos de vista, criando uma atmosfera artística por todo o shopping. Para enriquecer a experiência do público, a exposição contará com visitas guiadas a partir do dia 11 de setembro, sempre às quintas-feiras, tendo como ponto de partida o átrio do shopping, no piso L1, que estará ambientado como um living, um espaço de recepção e contemplação assinado pelo decorador Marcos Soares. Entre os destaques do mobiliário, está um sofá do renomado designer egípcio Karim Rashid.

Confira abaixo a lista completa dos artistas de “Vestir o Olhar”:

Guita Soifer: Uma das artistas paranaenses mais importantes da história, seu trabalho transita por diversas linguagens, como pintura, gravura, fotografia e vídeo-arte.

Verena Smit: Multiartista de São Paulo, conhecida por expandir o conhecimento por meio de diversas técnicas, como serigrafias, objetos e performances. Sua obra dialoga com grandes marcas, como Vivara e Gucci, com a qual colabora desde 2015.

Aline Bispo: Artista visual e ilustradora de São Paulo, sua prática se centra na pluralidade da experiência brasileira, com imagens de forte caráter gráfico. Colaborou com a Hering em uma coleção-cápsula.

Vigas: Explora arte e tecnologia com projetos que utilizam projeções em grande escala, instalações de luz e performance. Colaborou com a Bvlgari no projeto global Bvlgari Studio no Brasil.

Renata Egreja: Pintora com gestualidade solta e enérgica, sua formação na FAAP-SP e em Paris a levou a um abstracionismo que evoca ícones sagrados do Oriente e a simbologia botânica. Colaborou com a Salvatore Ferragamo em uma coleção-cápsula para a América Latina.

Filipe Jardim: Ilustrador carioca radicado entre Brasil e França, com uma sólida carreira internacional e parcerias com grifes como Hermès, Chanel, Louis Vuitton e Tiffany.

Coletivo Brutas: Formado por Erica Storer, Estelle Flores, Gio Soifer, Jéssica Luz e Paula Calory, o grupo cria a partir da memória compartilhada, com as palavras como seu território comum.

André Azevedo: Artista curitibano que manipula a matéria ordinária, adicionando camadas simbólicas. Sua pesquisa com tecidos se baseia em sua experiência pessoal e familiar.

Mariana Palma: Dedica-se a aquarelas e pinturas e já realizou exposições em diversas cidades, incluindo Curitiba.

“Eu acredito muito que as artes visuais são a ‘ponta da lança’, quando a gente fala para onde o mundo está indo. Então, nada mais esperado que as artes estivessem integradas em um local que também mostra todas essas tendências no ato de vestir”, conclui a curadora.

Serviço:

Vestir o Olhar

De 3 de setembro a 15 de outubro

Pátio Batel – Av. do Batel, 1868

Agendamentos devem ser feitos via Concierge: 41 3069 8301 (também disponível em WhatsApp) ou concierge@patiobatel.com.br

Mais informações: patiobatel.com.br/vestiroolhar

Sobre o Pátio Batel

Entretenimento, cultura, lazer e compras em um local singular de Curitiba. O Pátio Batel é o único shopping do segmento luxo do Sul do Brasil, contando com aproximadamente 190 estabelecimentos, sendo 72 lojas exclusivas, como Prada, Burberry, Gucci, Hugo Boss, Louis Vuitton e Tiffany & Co. Em seus 11 anos de história, a marca Pátio Batel se posiciona como “única em todos os sentidos”: um espaço para ser acolhido em uma experiência de bem-estar, moda e luxo.

Mirella Pasqual

Mirella Pasqual

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *