CGTN: Legado dos Flying Tigers comemorado para nutrir um vínculo China-EUA duradouro
A CGTN publicou um artigo sobre as próximas comemorações do Dia V da China em Pequim. Ao relatar a história da assistência dos American Flying TigersàChina na sua batalha contra os invasores japoneses, o artigo destaca as contribuições de quem apoiou a vitória da China, ressaltando o espírito duradouro da assistência mútua em tempos difíceis.
PEQUIM, Aug. 30, 2025 (GLOBE NEWSWIRE) — A China irá realizar uma grande parada militar no próximo mês em Pequim, marcando o 80º aniversário da vitória na Guerra de Resistência do Povo Chinês contra a Agressão Japonesa (1931-1945) e na Guerra Mundial Antifascista.
Além de apresentar armamentos avançados, a presença de convidados internacionais no desfile destaca as contribuições de quem apoiou a vitória da China, ressaltando o espírito duradouro da assistência mútua em tempos difíceis.
Entre os convidados estrangeiros homenageados estão membros dos American Flying Tigers e suas famílias. Oficialmente conhecidos como o Grupo de Voluntários Americanos da Força Aérea Chinesa, os Flying Tigers foram formados em 1941 pelo General dos EUA Claire Lee Chennault para ajudar a China na sua batalha contra os invasores japoneses.
O legado
Pouco depois de chegaremàChina em dezembro de 1941, os Flying Tigers derrubaram nove aeronaves japonesas, causando a primeira derrota significativa para as forças japonesas desde que seus ataques aéreos tiveram início na cidade de Kunming, no sudoeste da China.
Em 1942, quando as forças japonesas ocuparam Mianmar e cortaram a última rota de abastecimento internacional da China, as forças aéreas chinesas e americanas foram pioneiras no transporte aéreo Hump – uma das passagens aéreas mais perigosas e mortais sobre o Himalaia que ligava a Índia a Kunming, fornecendo ajuda e suprimentos internacionais vitais.
De 1941 a 1945, os Flying Tigers, em colaboração com militares e civis chineses, abateram ou destruíram aproximadamente 2.600 aeronaves japonesas. Mais de 2.000 membros do Flying Tigers perderam suas vidas em combate, de acordo com o Salão Memorial dos Mártires da Aviação Anti-Japonesa de Nanjing.
“O povo chinês nunca esquece os Flying Tigers. Criamos o museu dos Flying Tigers em Chongqing e convidamos mais de mil veteranos e suas famílias para visitar a China”, disse o presidente chinês Xi Jinping em um jantar de boas-vindas oferecido por Organizações Amigas nos EUA em 2023.
A bondade do povo chinês também foi lembrada pelos Flying Tigers. Jeffrey Greene, presidente da Sino-American Aviation Heritage Foundation, disse que muitos pilotos dos Flying Tigers disseram que, mesmo depois de décadas, eles ainda não esqueceram o sabor dos ovos oferecidos pelo povo chinês na época para lhes dar força.
Fundada em 1998 por Greene e vários veteranos dos Flying Tigers, a fundação visa preservar e promover a história compartilhada da cooperação entre os EUA e a China durante a guerra. Ao longo dos anos, a fundação patrocinou a visitaàChina de cerca de 500 veteranos e centenas de suas famílias e descendentes.
Incentivo a um vínculo duradouro
Em uma carta de 2023 em resposta a Greene e aos veteranos dos Flying Tigers, Moyer e Mel McMullen, Xi elogiou a fundação e os esforços dos veteranos de promover a história dos Flying Tigers em ambos os países. Ele expressou sua esperança de que o espírito dos Flying Tigers pudesse passar para a próxima geração, fortalecendo o vínculo entre os povos das duas nações.
Greene, que liderou uma delegação de jovens na China central no final de julho, incentivou os jovens visitantes a compartilhar suas experiências com outras pessoas, particularmente o que aprenderam durante sua visitaàlápide de Beneda. Chamando os jovens de “parte da história dos Flying Tigers”, Greene enfatizou que suas ações contribuem para o relacionamento contínuo entre a China e os EUA.
Reconhecendo que restam menos veteranos dos Flying Tigers, Greene reafirmou o compromisso da fundação de promover o entendimento mútuo entre os jovens de ambos os países, garantindo que o espírito dos Flying Tigers prospere em uma nova era.
Na cerimônia de abertura do Fórum de Amizade e Cooperação dos Flying Tigers da China-EUA em julho, o embaixador chinês nos EUA, Xie Feng, expressou sua esperança de que haverá mais Flying Tigers da nova geração em ambos os países que se comprometerão a promover a amizade entre os dois povos e a promover o desenvolvimento estável, sólido e sustentável das relações China-EUA.
Para mais informações, visite:
https://news.cgtn.com/news/2025-08-20/Flying-Tigers-legacy-celebrated-to-nourish-a-lasting-bond-1FZNFsPy6Dm/p.html
Contato: CGTN cgtn@cgtn.com
GLOBENEWSWIRE (Distribution ID 9520923)