Flagrante de Crime Ambiental: GCM de Maringá atua em caso de descarte ilegal de lixo neste domingo, 31

A Guarda Civil Municipal (GCM) de Maringá apreendeu uma caminhonete e prendeu duas pessoas na tarde deste domingo, 31, após um flagrante de descarte irregular de lixo na Rua Almerinda Silveira Coelho. A ação, que começou com uma patrulha de rotina, expôs uma série de infrações cometidas pelo motorista.
O caso teve início quando uma equipe da GCM visualizou uma discussão no local. Um motociclista, identificado como Carlos Eduardo Rebecca, confrontava o motorista de uma caminhonete Chevrolet D10 vermelha, Dorival da Silva, que estava jogando galhos e folhas de forma ilegal.
Ao perceber a presença dos agentes, Dorival tentou fugir, avançando perigosamente contra a moto e quase causando um acidente. A equipe agiu rapidamente, bloqueando o caminho do veículo para evitar a colisão.
Durante a abordagem, os agentes da GCM confirmaram que a caminhonete estava sendo usada para o descarte irregular de lixo, uma prática que é crime ambiental de acordo com a lei federal nº 9.605/1998. Além disso, foi constatado que Dorival da Silva estava com a carteira de habilitação vencida desde 2018, possuía 11 suspensões do documento e o veículo tinha diversos débitos.
O motorista, que estava acompanhado de Nilton Coutinho de Andrade, foi levado para a delegacia pela equipe da GCM. A vítima, Carlos Eduardo Rebecca, dispensou o acompanhamento. A Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob) foi acionada para remover a caminhonete com um guincho.
A GCM de Maringá reforça que atua diariamente para coibir crimes, proteger o patrimônio público e garantir a segurança e o bem-estar da população. Em casos de emergência ou denúncia, a população pode entrar em contato pelo telefone 153.