Vereadores de Mandaguaçu tentam justificar diárias, mas acumulam contradições em entrevista

Vereadores de Mandaguaçu tentam justificar diárias, mas acumulam contradições em entrevista

Os vereadores Alessandro Mansano e Fabrício Cesar Martelozzi, de Mandaguaçu, foram à rádio Manda FM na tentativa de dar explicações sobre os gastos elevados com diárias, alvo de reportagens recentes de O Diário de Maringá. A justificativa, no entanto, ficou marcada por contradições, insinuações infundadas contra a imprensa e respostas que mais levantaram dúvidas do que esclareceram.

Sozinho, vereador Antonio Alessandro de Mandaguaçu torra 137% a mais em diárias que toda a Câmara de Marialva

Segundo os dados oficiais do Portal da Transparência da Câmara de Mandaguaçu, o vereador Alessandro Mansano gastou sozinho 137% a mais em diárias do que todos os vereadores de Marialva juntos, cidade que, além de maior, gasta proporcionalmente muito menos com esse tipo de despesa. No total, a Câmara de Mandaguaçu comprometeu quase 1.000% a mais em diárias do que a de Marialva, o que torna insustentável qualquer tentativa de minimizar os números.

O ataque à imprensa

Ao serem questionados pela apresentadora Adriana, os vereadores desviaram do mérito e passaram a tentar colocar em dúvida a credibilidade do jornal, insinuando que a matéria teria sido “encomendada”. Tal postura não passa de uma tentativa de desviar o foco dos fatos: as informações utilizadas pela reportagem estão publicadas no Portal da Transparência da própria Câmara de Mandaguaçu. Se os números não condizem com a realidade, o problema não é da imprensa, mas da própria gestão do Legislativo municipal.

“Conquistas” sem provas

Outro ponto frágil da entrevista foi a justificativa das viagens. Os vereadores afirmaram que foram a Curitiba em busca de recursos, mas não apresentaram documentos que comprovassem resultados concretos. Falaram em cerca de R$ 30 milhões supostamente conseguidos, mas sem apresentar nenhuma comprovação oficial. Além disso, os exemplos dados soaram como desculpas frágeis: mencionaram armas para a Guarda Municipal, mas Mandaguaçu sequer possui Guarda Municipal.

Abaixo está o áudio que nos leva à conclusão de que os recursos que supostamente viriam para Mandaguaçu seriam liberados de qualquer forma, pois fazem parte de projetos do Governo do Estado destinados a todo o Paraná. Ouça:

A realidade é que boa parte das “conquistas” citadas pelos vereadores são, na prática, projetos do Governo do Estado que são destinados a praticamente todos os municípios do Paraná, independentemente de viagens de vereadores. Ou seja, foram a Curitiba para trazer algo que chegaria da mesma forma, com ou sem as custosas diárias. Ouça abaixo Parece que Alessandro Mansano acha que o salário de vereador é pouco? Ouça;

O desrespeito com a população

Questionados sobre a falta de energia elétrica, os vereadores chegaram a culpar a própria população por não comparecer em audiência pública da Copel. Uma declaração que revela desconhecimento do papel do Legislativo: são os vereadores que, eleitos pelo povo e remunerados em R$ 8.308,00 mensais para quatro reuniões por mês, devem representar e cobrar soluções em nome da comunidade. Transferir a responsabilidade para o cidadão é inverter a lógica da representação política. Ouça o que disse sobre a população não ter participado da audiência publica.

Prefeito responde, vereadores atacam

Vale lembrar que em outras matérias já cobramos a postura do prefeito Beto Dentista, especialmente na área da saúde. Ao contrário dos vereadores Mansano e Martelozzi, o prefeito respondeu tratando da causa dos problemas, em vez de atacar a imprensa.

Conclusão

A entrevista dos vereadores não trouxe explicações convincentes, mas sim um festival de justificativas frágeis, ataques à imprensa e promessas sem comprovação. O Diário de Maringá reafirma que continuará cobrando não apenas os vereadores de Mandaguaçu, mas também o prefeito e autoridades de outros municípios da região, para que tratem o dinheiro público com responsabilidade e transparência.

Dinheiro público é sagrado. Quem não quer ser cobrado, não deveria ocupar cargo público.

Ouça a entrevista completa abaixo e tire suas próprias conclusões.

Neste link, você pode ver as justificativas, disponíveis no próprio Portal da Transparência, o que é ainda mais interessante. Veja a quantidade de viagens e o gasto para conversar com o deputado Adriano José, que está em Maringá toda semana.”

Ainda em tempo: Parabéns à Adriana e a toda a equipe da Manda FM pelo excelente trabalho em Mandaguaçu, com boa música e prestação de serviços à comunidade.

Redação O Diário de Maringá

Redação O Diário de Maringá

Notícias de Maringá e região em primeira mão com responsabilidade e ética

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *