Deputados americanos acusam Trump de usar guerra comercial para proteger Bolsonaro

Deputados americanos acusam Trump de usar guerra comercial para proteger Bolsonaro

Em uma carta divulgada na noite de quinta-feira (11), deputados democratas dos Estados Unidos fizeram uma acusação grave: Donald Trump teria usado uma guerra comercial contra o Brasil para proteger seu “colega golpista”, o ex-presidente Jair Bolsonaro. O documento foi publicado após o fim do julgamento da trama golpista no Brasil.

O texto, assinado por membros influentes como Gregory W. Meeks, do Comitê de Relações Exteriores, e Sydney Kamlager-Dove, copresidente da Bancada Brasileira, não poupa críticas. Eles afirmam que, em vez de apoiar o povo brasileiro na defesa de sua democracia, o governo Trump agiu para sabotá-la, impondo uma tarifa ilegal de 50% com o objetivo de influenciar o processo judicial.

Além disso, a carta destaca que a medida de Trump prejudicou não só as relações entre os dois países, mas também as famílias americanas, que sofreram com o que foi, na prática, um imposto. O documento alerta ainda que, enquanto a parceria com os EUA se deteriora, o Brasil intensifica suas exportações para a China, causando danos aos interesses econômicos e de segurança nacional americanos.

Os deputados finalizam a carta com um apelo direto, pedindo a Trump que encerre imediatamente seus esforços para minar a democracia brasileira e ponha fim às tarifas ilegais. Somente assim, segundo eles, a parceria entre as nações poderá ser reconstruída.

Redação O Diário de Maringá

Redação O Diário de Maringá

Notícias de Maringá e região em primeira mão com responsabilidade e ética

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *