Estudantes de Foz viajam no tempo e consolidam experiências pedagógicas

Colégio Semeador revive Idade Média e promove envolvimento da comunidade com aprendizado
Enquanto o porco assa lentamente no espeto, espalhando o aroma pelas barracas enfeitadas, os estudantes das séries finais servem suco de groselha na taberna temática — uma iniciativa criativa para arrecadar fundos destinados à formatura. A 7ª edição da Feira Medieval do Colégio Semeador, em Foz do Iguaçu (PR), reúne alunos do Ensino Fundamental e Médio, professores e convidados para o tradicional evento, no dia 13 de setembro. A entrada é a doação de um pacote de leite em pó, destinado ao Centro de Nutrição Infantil de Foz do Iguaçu.
Inspirada em estruturas domésticas, arenas, jogos, teatros e gastronomia dos séculos XII e XV, a Feira Medieval proporciona uma experiência pedagógica, reflexiva e de integração com um emblemático período histórico. Acompanhados de professores responsáveis, os estudantes recriam fachadas de castelos e confeccionam ferramentas, como escudos e espadas, para serem utilizadas de forma recreativa, em apresentações aos visitantes da feira. “O evento desenvolve habilidades como criatividade, trabalho em equipe, liderança e pesquisa histórica: tudo de forma lúdica e significativa”, afirma Henrique Pedrotti, coordenador do Ensino Médio do Colégio Semeador.
A programação inclui também atividades temáticas, como a oficina de slime, inspirada na astronomia, em que o universo ganha forma e dimensão recreativa na imaginação e nas mãos dos estudantes. A música, a dança e as roupas de época complementam o cenário e transportam os alunos e a comunidade escolar para outros tempos. A Feira Medieval do Colégio Semeador se torna uma experiência em que história, cultura e educação trazem novos olhares sobre o passado.
Sobre o Colégio Semeador
Fundado em 1994, em Foz do Iguaçu (PR), o Colégio Semeador atende da Educação Infantil ao Ensino Médio em um espaço de 161 mil m² que valoriza o contato com a natureza e o bem-estar dos estudantes. Sua proposta pedagógica une teoria e prática, promovendo aprendizagem contínua, pensamento crítico e criatividade. Desde 2019, integra a Rede Positivo.