PT Paraná: Zeca Dirceu defende candidatura própria ao governo do estado e nomes para as duas vagas ao Senado em 2026

Coletivo “O PT Mais Perto de Você”, liderado por ele, avança na composição do novo diretório estadual e ocupa quase a metade da direção do PT-PR.
“O PT Paraná precisa urgentemente decidir ter candidatura própria ao governo do estado e às duas vagas na disputa ao Senado Federal em 2026. As decisões tomadas aqui devem traduzir o sentimento coletivo e guiar nosso partido”. A argumentação é do deputado federal Zeca Dirceu (PT-PR), manifestada durante sua participação no Encontro Estadual do PT paranaense em Curitiba neste sábado(13).
O coletivo “O PT Mais Perto de Você”, que nasceu na campanha por mudança e renovação na direção estadual da legenda no Paraná, liderada por Zeca Dirceu nas últimas eleições internas, conquistou quase a metade das vagas na nova direção partidária. Agora, tem 8 dos 20 membros na diretoria executiva (40%), incluindo a vice-presidência do Partido, a cargo da vereadora do PT de Pinhais, Miss Preta, e o comando das secretarias de Comunicação (Marlon Alessandro, de Ponta Grossa), Formação Política (Joaquim Ribeiro, de Cascavel) e Mobilização, com Cláudia Areco, de Terra Roxa. Serão confirmados nos próximos dias os cargos a serem ocupados na Executiva pelos dirigentes petistas: Fernando Duso e Maiara Oliveira (ambos de Foz do Iguaçu), Clodomir Fiorentin (de Santo Antônio do Sudoeste) e por Patrícia Martins (de Quedas do Iguaçu).

Já na composição do diretório estadual, a força do grupo de Zeca garantiu 25 dos 60 membros (42%). Para participar das decisões nos encontros e congressos do PT no estado e também junto às decisões nacionais, o coletivo “O PT Mais Perto de Você” será representado por 124 dos 300 delegados e delegadas (41%) na tomada de decisões maiores. “Finalmente, a militância terá participação grandiosa no PT do Paraná”, disse o novo secretário de Formação Política.
“A gente defendeu no PED e reforça nessa composição nosso compromisso com a ampliação da participação da militância nos debates e na definição das estratégicas maiores do PT”, acrescentou Joaquim Ribeiro. “A escolha dos nomes para compor os cargos de direção, o que representam, as lutas populares e o trabalho de base que trazem para dentro da estrutura partidária refletem a campanha que fizemos e o desejo sincero que manifestamos no PED de efetuar mudanças”, ressaltou.
Coletivo reafirma presença do partido nos municípios
Na sexta-feira (12), os integrantes do coletivo se reuniram para qualificar ainda mais a sua participação no encontro de sábado e para afirmar junto à estrutura partidária no estado a defesa de um partido mais próximo das bases e com uma agenda que evidencie maior presença nos municípios do interior, a fim de reconstruir e fortalecer as instâncias locais e as coordenações regionais do PT paranaense.
Vale ressaltar que, nos últimos meses, Zeca Dirceu se consolidou como uma das principais lideranças internas do PT no estado. Durante o Processo de Eleições Diretas (PED), venceu o primeiro turno com 7,8 mil votos da militância petista e, no segundo turno, ficou em segundo lugar, com 8,3 mil votos. No resultado oficial, ao final da análise de todos os recursos, sua diferença foi de apenas 132 votos atrás. Mesmo assim, sua chapa — O PT Mais Perto de Você — conquistou mais de 40% dos cargos que compõem o atual diretório estadual, confirmando a força do coletivo dentro da estrutura partidária.
Desde o fim do PED, Zeca e o coletivo “O PT Mais Perto de Você” têm intensificado o diálogo com a base, promovido reuniões presenciais, online e visitas a dezenas de municípios seja para entregar resultados e conquistas da sua atuação parlamentar, para ouvir demandas ou seja para discutir propostas que aproximem o partido das lutas e necessidades populares. Entre as principais pautas defendidas estão o fortalecimento da presença do PT nos territórios, a ampliação da participação de jovens e mulheres na vida partidária e a construção de agendas que unam desenvolvimento regional, justiça social e defesa da democracia.
“Agora, é o momento da unidade e de focar nos objetivos e estratégias que garantirão a vitória do Presidente Lula no ano que vem também nos municípios e em todas as regiões do Paraná”, lembrou Zeca Dirceu. “Em nome desse compromisso, é que já se pode esperar muito trabalho, cobrança também e muito empenho da parte dos nossos dirigentes e do nosso coletivo em tornar de fato o PT forte, vitorioso e mais próximo da militância”, concluiu Zeca Dirceu.