Nishimori preside Sessão Solene em Homenagem ao Dia Nacional da Ikebana

A Câmara dos Deputados promoveu Sessão Solene em homenagem ao Dia Nacional da Ikebana, arte tradicional japonesa de arranjos florais que simboliza harmonia, equilíbrio e espiritualidade. A solenidade foi presidida pelo deputado federal Luiz Nishimori (PSD-PR), presidente do Grupo Parlamentar Brasil-Japão, e reuniu autoridades, representantes diplomáticos e entidades culturais.
Em seu discurso, o deputado Luiz Nishimori destacou o simbolismo da homenagem justamente no ano em que se celebram os 130 anos de amizade e relações diplomáticas entre Brasil e Japão.
“A Ikebana é mais do que uma expressão artística. Ela representa a filosofia de vida japonesa, que busca a harmonia entre o ser humano e a natureza. Nesta sessão, celebramos não apenas uma tradição milenar, mas também os laços históricos que unem brasileiros e japoneses há 130 anos, fortalecendo ainda mais os vínculos de amizade, respeito e cooperação entre nossos povos”, afirmou Nishimori.
A Sessão Solone foi uma solicitação do deputado federal Pedro Aihara (PRD-MG), que participou online da sessão, entre os convidados de honra estiveram o embaixador do Japão no Brasil, Teiji Hayashi, a embaixadora Susan Kleebank, secretária de Ásia e Pacífico do Ministério das Relações Exteriores, o senador Esperidião Amin, presidente do Grupo Parlamentar Brasil-Japão do Senado Federal, além da professora Cristina Mary Kuabara Sototuka, presidente da Associação de Ikebana do Brasil.
A solenidade contou apresentação do Hino Nacional do Brasil e do Japão com a Banda de Música da Força Aérea Brasileira, sob a regência do Suboficial Músico Adil Silva e com uma apresentação especial da professora Zilah da Costa Raymundo, diretora e professora da Ikebana Sogetsu Brasília, que realizou a montagem de uma Ikebana no Plenário, emocionando os presentes e reforçando a beleza e a profundidade cultural desta tradição milenar.
O evento reforçou a importância da diplomacia cultural como instrumento de aproximação entre as nações, valorizando a presença da comunidade nipo-brasileira e reconhecendo o papel das artes na construção de pontes entre culturas.

