Economista José Pio Martins: “Redução do IPVA é positiva, mas municípios deveriam ter compensação do governo”

Economista José Pio Martins: “Redução do IPVA é positiva, mas municípios deveriam ter compensação do governo”

Em relação à política do Governo Ratinho Junior de redução da alíquota do IPVA, o professor e economista e escritor , José Pio Martins, avalia a medida como positiva em termos de justiça tributária e potencial de redução da inadimplência.

No entanto, o economista levanta um questionamento importante sobre o impacto nos municípios. Segundo Pio Martins, a perda de arrecadação decorrente da redução do imposto, que afeta diretamente as receitas municipais (por lei, metade do IPVA arrecadado pertence aos municípios), se torna questionável se não houver uma compensação financeira por parte do governo estadual para cobrir essa queda.

O economista alerta que o Governo do Paraná, Ratinho Junior, deveria repassar a perda de arrecadação de IPVA aos municípios para que estes não sofram uma descontinuidade em seus orçamentos e serviços essenciais. Ouça

José Pio Martins é economista e possui uma carreira sólida no setor privado, com atuação em Finanças, Contabilidade e Gestão. Sua experiência também abrange o setor público, onde foi Secretário de Planejamento Municipal e Diretor-Geral da Secretaria da Fazenda do Paraná, além de ter sido diretor de banco e consultor de empresas. Atualmente, ex- reitor da Universidade Positivo.

Redação O Diário de Maringá

Redação O Diário de Maringá

Notícias de Maringá e região em primeira mão com responsabilidade e ética

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *