Quem estará fechado com Bolsonaro em 2025?

Com a expectativa de que o Supremo Tribunal Federal (STF) decrete, no início de novembro, a execução da pena de Jair Bolsonaro, o ex-presidente poderá iniciar o cumprimento de 27 anos e 3 meses de prisão, sendo 24 anos e 9 meses em regime fechado e 2 anos e 6 meses em regime aberto ou semiaberto.
A condenação, inédita na história do Brasil, reconheceu Bolsonaro como culpado por golpe de Estado, tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, organização criminosa armada, dano qualificado contra patrimônio da União e deterioração de patrimônio tombado, crimes que marcaram os ataques à democracia após as eleições de 2022.
Com a decisão, Bolsonaro também ficará inelegível por oito anos após cumprir sua pena, conforme a Lei da Ficha Limpa. Enquanto seus advogados aguardam a definição do STF, o país observa quem, em 2025, ainda permanecerá “fechado” com Bolsonaro, agora em outro sentido: não o político que liderava multidões, mas o ex-presidente condenado e prestes a iniciar sua pena em regime fechado.