Escritora visita escolas públicas de Curitiba e faz doação de livros

Escritora visita escolas públicas de Curitiba e faz doação de livros
Encontros debatem a importância da leitura e devem impactar 3 mil alunos; 500 livros serão doados para escolas, Faróis do Saber, Casas da Leitura e Biblioteca Pública do Paraná
A jornalista, atriz e escritora Lilyan de Souza irá visitar quatro escolas públicas de Curitiba nesta semana. O objetivo é interagir com os estudantes, professores, equipe pedagógica e falar sobre livro, leitura, escrita, narrativas e a importância da literatura para a para a formação do leitor desde a infância.
Durante os encontros – que foram previamente agendados e vão acontecer dentro do ambiente escolar (salas de aula, bibliotecas ou pátio das instituições de ensino) – Lilyan vai falar sobre seu novo livro Filipina e Filomena, duas gatas bem pequenas, ler a obra em voz alta, colocar o enredo em áudio book para ser escutado, apresentar as ilustrações, tirar dúvidas e aproximar o universo do(a) escritor(a) ao dos leitores.
Cada escola visitada também irá receber a doação de kits especiais com outros títulos infanto-juvenis da autora; que poderão ser lidos, trabalhados em sala de aula ou emprestados nas bibliotecas pelos alunos e seus familiares.
Doações de livros
Ao todo, 32 encontros com a escritora estão sendo realizados em 16 escolas da capital paranaense e devem impactar diretamente mais de 3 mil estudantes de escolas públicas municipais e cerca de 15 mil pessoas indiretamente.
Essas ações são parte da contrapartida social do projeto “Filipina e Filomena – Encontros”, proposto por Lilyan de Souza, que resultou na publicação do livro infantil Filipina e Filomena, duas gatas bem pequenas e na itinerância junto às instituições de ensino públicas de Curitiba.
Desde o lançamento da obra, em agosto deste ano, 500 exemplares estão sendo doados para que mais pessoas tenham acesso ao conteúdo e podem ser encontrados para empréstimo em todas as unidades dos Faróis do Saber, Casas da Leitura e a Biblioteca Pública do Paraná (BPP), além das bibliotecas das escolas que receberam a visita da autora.
Programação
No dia 22 de outubro os encontros vão acontecer na Escola Ensino Fundamental Doutor Hamilton Calderari Leal (Rua Victor Grycajuk, 121, São Miguel) e Escola Municipal CEI Olívio Soares Sabóia (Rua João Alexandre Kopp, 505, CIC).
No dia 23 de outubro as atividades serão realizadas na Escola Ensino Fundamental Augusto César Sandino (Rua Mobral, 413, Santa Cândida) e Escola Municipal CEI Romário Martins (Rua David Bodziak, 828, Cachoeira).
“Essas atividades são realizadas nos dois períodos, matutino e vespertino, para ampliar o alcance do público-alvo. Os encontros aproximam os estudantes do livro, da literatura e da figura da autora; instiga a curiosidade e estimula a vontade dos alunos em saber sobre o processo de escrita, de onde surgem as ideias que resultam na obra e como o objeto livro é elaborado, desde sua escrita até sua impressão”, conta Lilyan de Souza.
Enredo
A temática do livro é “repleta de fofura” e aborda o cotidiano das gatas Filipina e Filomena, que são pequenas no tamanho, mas enormes em personalidade. Ao longo das páginas, o leitor vai acompanhar a convivência dessas ‘amigas inseparáveis’, suas brincadeiras, manias, ronronados e seus esconderijos inusitados.
Inspirado em histórias reais e em laços de afeto com os bichinhos de estimação, a obra faz um convite para crianças e adultos enxergarem a beleza dos gestos simples e o amor profundo que os animais podem despertar em seus tutores e naqueles que os acompanham.
Segundo a autora, “o texto poético associado às ilustrações acolhedoras de Edson Macalini, ao design criado por Kátia Vilagra e a produção de Cristiano Nagel transformam o livro num verdadeiro ‘colinho literário’; daqueles que aquecem o coração”.
Audiolivro
O projeto “Filipina e Filomena – Encontros”, proposto por Lilyan de Souza, está sendo realizado com recursos do Programa de Apoio e Incentivo à Cultura – Fundação Cultural de Curitiba, Prefeitura Municipal de Curitiba, do Ministério da Cultura e do Governo Federal.
Com o intuito de ampliar ainda mais o universo de leitores e promover o acesso às pessoas com deficiência visual, por meio da leitura do QR CODE encontrado na primeira página do livro é possível conhecer o enredo da obra em audiolivro, que também pode ser feito pelo link https://www.youtube.com/watch?v=56luurWX_nk
Sobre a autora
Lilyan de Souza é jornalista, atriz, escritora, diretora teatral, produtora cultural, mediadora de leitura, contadora de histórias e pós-graduada em Escrita Criativa e Produção Literária. Atua na área do incentivo à leitura, livro e literatura desde 2006.
É fundadora da Inominável Companhia de Teatro e integrante do Grupo Barbas de Molho. É autora das obras: Pequenas delicadezas cotidianas e A menina dos sonhos (ed. Inverso, 2017).
Também escreveu os livros O que é que tem no sótão? (ed. Urutau, 2022) e Neli, do tamanho de um enorme coração (ed. Urutau, 2023). Sua nova obra é Filipina e Filomena, duas gatas bem pequenas (publicação independente, 2025).
Crédito das fotos
Cristiano Nagel