Novos equipamentos de anestesia com tecnologia avançada garantem maior segurança para pacientes e equipe clínica

Novos equipamentos de anestesia com tecnologia avançada garantem maior segurança para pacientes e equipe clínica

No Hospital São Vicente, aparelhos recém-instalados possibilitam respostas ainda mais rápidas e precisas durante procedimentos cirúrgicos 

Um procedimento cirúrgico com anestesia geral sempre traz alguma ansiedade para pacientes e familiares. Para tornar esse processo mais seguro e previsível, hospitais têm investido em aparelhos cada vez mais modernos. Em Curitiba, o Hospital São Vicente adquiriu, com apoio de recursos da Secretaria de Estado da Saúde do Paraná (SESA-PR), novos equipamentos com tecnologia de última geração que aliam segurança, eficiência clínica e sustentabilidade.

“Estamos falando de um avanço importante na nossa missão de oferecer um cuidado cada vez mais seguro e eficiente. Com sistemas inteligentes de monitoramento e recursos avançados conseguimos melhorar a tomada de decisão clínica e garantir uma anestesia mais confortável para o paciente, com menos riscos e uma recuperação mais rápida”, destaca Charles London, médico neurocirurgião e Diretor Geral do Grupo Hospitalar São Vicente.

A anestesia é uma técnica médica indispensável, que permite a realização de procedimentos com conforto e segurança, bloqueando a dor e mantendo o paciente estável durante toda a intervenção. No caso da anestesia geral, são utilizados medicamentos como hipnóticos, opioides e relaxantes musculares, sempre com o objetivo de garantir analgesia, conforto e segurança respiratória.

Apesar dos avanços, o procedimento ainda é cercado por mitos, como o temor de que o paciente possa acordar durante a cirurgia ou que a anestesia represente um risco elevado. “Além dos avanços tecnológicos, atuamos para reduzir ao máximo qualquer risco, com consultas pré-anestésicas, exames e levantamento de informações que antecipem condições clínicas que mereçam atenção especial, aplicando o protocolo de cirurgia segura”, explica o Diretor Clínico e anestesista, Dr. Tiago Rosset.

Tecnologia a serviço da precisão

Com interface moderna, telas personalizáveis e ferramentas de apoio à decisão, o novo equipamento Dräger Atlan 350 proporciona uma visão clara e precisa do estado clínico do paciente, permitindo respostas rápidas e mais seguras durante as cirurgias. O monitoramento mais preciso e automatizado permite que o anestesista foque, de forma mais estratégica, na resposta clínica do paciente, o que contribui para melhores desfechos cirúrgicos e operacionais.

A tecnologia também contribui para a redução do uso de anestésicos e gases medicinais. O sistema de ventilação de baixo fluxo e a recirculação inteligente de gases reduzem o desperdício de insumos, promovem economia e ajudam na recuperação mais rápida do paciente, além de diminuir o tempo de permanência na UTI.

A segurança operacional é reforçada por sistemas automáticos de calibração e manutenção, que realizam testes diários em sensores de oxigênio e fluxo, válvulas, baterias e detecção de vazamentos. “São recursos que reduzem falhas, aumentam a vida útil do equipamento e oferecem mais previsibilidade para a Engenharia Clínica, responsável por manter o parque tecnológico em condições ideais de uso”, reforça.

Sobre o Hospital São Vicente

O Hospital São Vicente é um hospital tradicional de Curitiba, há 86 anos em funcionamento, e possui o mais alto padrão de qualidade certificado pela Organização Nacional de Acreditação como Hospital de Excelência. Em uma estrutura moderna, conta com pronto atendimento 24 horas, centros médicos e serviços de diagnóstico e tratamento, centro de ortopedia, centro cirúrgico, e UTI. Possui Certificação em Nível A para Transplantes Hepáticos e Renais – Ministério da Saúde: Reconhecimento pela excelência e segurança nos procedimentos de transplante, consolidando sua posição como referência em transplantes de alta complexidade. Acreditação ONA Nível 3 e classificação Ouro no Programa Segurança em Alta da Unimed.  Seu programa de Residência Médica é credenciado pelo Ministério da Educação (MEC) nas especialidades de Cirurgia Geral, Cirurgia Digestiva, Cancerologia Cirúrgica e Radiologia.

Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *